ACADEMIA

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Secretaria de Saúde inicia campanha Dezembro Vermelho em Sertânia


Foi celebrado no domingo (1º), o Dia Mundial contra a AIDS, essa data marca também o início do Dezembro Vermelho, campanha que visa colocar na agenda de discussões da sociedade o tema ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Para mobilizar a população a respeito do tema, a Secretaria de Saúde de Sertânia elaborou uma agenda de ações.
A iniciativa irá ocorrer em especial nas Unidades Básicas de Saúde da Família, onde estarão sendo realizados testes rápidos para diagnosticar HIV, sífilis e hepatites B e C. Os exames são rápidos e simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado sai entre 15 e 20 minutos. O objetivo é promover o diagnóstico precoce, já que em muitos casos a infecções são silenciosas.
O intuito é levar para toda a comunidade as informações sobre os riscos, a prevenção e o tratamento dessas doenças. Os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, no horário das 7h às 12h ou das 14h às 17h.
Em Sertânia, a campanha também contará com a distribuição de preservativos femininos e masculinos, lubrificantes e panfletos com orientações sobre essas infecções. Essas atividades são realizadas rotineiramente nas UBSFs do município. O Dezembro Vermelho é usado para ampliar e intensificar esses serviços.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 8,1 milhões de pessoas vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), mas ainda não foram diagnosticadas. No Brasil, 135 mil cidadãos estão nessa condição. O uso da camisinha nas relações sexuais é um dos métodos mais eficazes para evitar a transmissão das ISTs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.