Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 745 casos de furtos de cabos de energia elétrica em todas as regiões do Estado. O balanço foi divulgado, nesta quinta-feira (25), pela Neoenergia Pernambuco. São 124 crimes, em média, por mês, e quatro por dia.
Conforme os dados da empresa, as ações criminosas prejudicaram cerca de 6,8 mil famílias em todas as regiões de Pernambuco, além de escolas, hospitais, delegacias e outros serviços públicos e privados.
O furto desses equipamentos, além de aumentar a incidência de interrupções de fornecimento de energia, interfere na qualidade, causa prejuízos e transtornos, além de comprometer a segurança de toda a população.
A Neoenergia destaca que as consequências para as pessoas que manuseiam cabos com partes energizadas podem ser graves, podendo levar à morte ou a lesões irreversíveis como perda de membros e fraturas por queda.
Previsto do Código Penal, o crime afeta o fornecimento de energia, causando transtornos para muitos clientes. A empresa ressalta que apenas as suas equipes têm permissão para subir em postes e trabalhar diretamente com a rede de distribuição de energia.
Ações
Para coibir o furto de cabos de energia elétrica, a distribuidora tem substituído os cabos de cobre por fios de alumínio. A concessionária tem realizado ações de conscientização, alertando sobre os perigos do furto de cabeamento, incentivado a denúncia pelos canais de comunicação da empresa através do 116 ou WhatsApp (81 3217-6990). Além disso, vem mapeando e compartilhando com as autoridades policiais os lugares com maior reincidência de furtos.
“Técnicos e eletricistas poderiam estar realizando ações de reforço da rede elétrica ou atendendo outras demandas no Estado, mas precisam se deslocar para substituir o cabo ou o equipamento elétrico furtado pelos criminosos. Além dos clientes afetados diretamente pela prática ilegal, outros milhares de consumidores são prejudicados indiretamente com o fornecimento de energia interrompido, já que o furto de determinados equipamentos instalados na rede elétrica impossibilita a normalização remota dos nossos clientes. O que poderia ser restabelecido em segundos, infelizmente pode levar horas”, comenta André Tavares, gerente de Desempenho da Neoenergia Pernambuco.
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