ACADEMIA

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

AFOGADOS DA INGAZEIRA FOI O ÚNICO MUNICÍPIO DO INTERIOR A COMEMORAR O DIA DO FREVO

Ao lado do samba de roda do recôncavo baiano e do círio de Nazaré, o Frevo é uma das três expressões da cultura brasileira reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO, órgão das nações unidas para o desenvolvimento da educação, cultura e ciência.
O Frevo é o ritmo genuinamente Pernambucano, que mobiliza as massas e arrasta multidões. Em Afogados, essa tradição não poderia passar em branco. A Secretaria de Cultura e Esportes organizou, no último final de semana, um verdadeiro arrastão para comemorar o Dia Nacional do Frevo – 14 de Setembro.

Adultos, jovens e crianças reuniram-se na Avenida Rio Branco e, depois, na Praça de Alimentação, para acompanhar a programação. Artistas de pernas de pau e dezenas de dançarinos, inclusive crianças, desceram a Avenida ao som da orquestra show de frevo. Na praça de alimentação, houve apresentações do Balé Cultural de Afogados e do Grupo Raízes. O show de encerramento ficou por conta do cantor Genival e a Banda Versátil.

“Temos como diretriz de nosso trabalho a valorização da nossa cultura popular, das nossas tradições, da nossa cultura. E não podíamos deixar em branco essa data tão importante para a identidade cultural de nosso Estado", declarou o Secretário de Cultura e Esportes de Afogados, Alessandro Palmeira.

Dia do Frevo – Por decreto presidencial de 2009, o dia 14 de Setembro é o Dia Nacional do Frevo. No Recife e região metropolitana, o dia 09 de Fevereiro também é consagrado às homenagens ao Frevo. Isso porque foi nessa data, em 1907, onde surgiu a primeira referência à palavra Frevo designando o ritmo e a dança, através de matéria publicada no extinto Jornal Pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.