ACADEMIA

sexta-feira, 25 de março de 2016

Clero da diocese renova votos sacerdotais durante Missa do Crisma

Aconteceu na noite desta quarta (23) na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em Tabira, a Missa dos Santos Óleos (Missa do Crisma). Como vem acontecendo há alguns anos a Missa dos Santos Óleos está ocorrendo em paróquias diferentes da sede da diocese (Afogados da Ingazeira) onde já foi celebrada em cidades como Carnaíba, Serra Talhada, Itapetim e agora em Tabira.
Uma grande multidão de fieis esteve presente e lotou a Matriz em Tabira onde puderam acompanhar a Benção dos Santos Óleos (Enfermos, Catecúmenos e Crisma) durante a missa presidida pelo bispo dom Egidio Bisol e concelebrada por quase todos os padres da diocese. Também estiveram presentes todos os seminaristas.
Os óleos abençoados serão usados durante o ano pelas paróquias nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
Dom Egidio disse que a Missa do Crisma é momento cheio de significado para todos nós, já às vésperas de entrarmos no Mistério Pascal de Jesus revivido no Tríduo Santo. O bispo afirmou que a benção dos Santos Óleos deste ano que contou com a presença de um grande número de missionários das Santas Missões Populares, orientou a reflexão dentro do contexto maior do Jubileu da Misericórdia e da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao Pajeú. “Temos, todos, consciência de que, como Jesus, somos ungidos e enviados em missão. Mas o que significa ser missionários hoje aqui em nosso meio?” Dom Egidio disse que o primeiro passo para a missão é “entrar” por essa porta (Cristo) para alcançarmos misericórdia e perdão. “Reconhecer que somos necessitados de misericórdia, vencer a tentação de blindar o coração e trancar as fechaduras da alma, escravos de nossas manias e de nossos medos, sozinhos, sem conseguirmos sair de nossas trevas e inseguranças”, disse dom Egidio.
Na ocasião, também aconteceu a renovação dos votos sacerdotais e a mensagem do bispo (dom Egidio) aos padres presentes. “Caríssimos padres, hoje é dia de reavivarmos a comunhão entre nós, dentro do nosso presbitério diocesano e renovarmos os compromissos assumidos na ordenação. Renová-los, sem ilusões, encontrarmos, com suas alegrias e tristezas, decepções e esperanças”, disse. Dom Egidio leu duas mensagens do papa Francisco lembrando algumas exigências da missão que ele dizia a um grupo de padres. Uma das mensagens foi direcionada aos padres em que diz “os sacerdotes de hoje e amanhã sejam homens espirituais e pastores misericordiosos, interiormente unificados pelo amor do Senhor e capazes de difundir a alegria do evangelho na simplicidade de vida” e a outra mensagem foi direcionada (lida) para o próprio bispo em uma exortação feita recentemente na ordenação de dois bispos e diz: “Amai com amor de pai e de irmão todos aqueles que Deus vos confiou. Antes de tudo amai os sacerdotes e os diáconos. O primeiro próximo do bispo é o seu presbitério. Se tu não amas o primeiro próximo não serás capaz de amar a todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.