ACADEMIA

sábado, 27 de julho de 2019

Fundação Terra promove mutirão gratuito de saúde e cidadania em Arcoverde, e no Distrito das Umburanas em Sertânia


Profissionais voluntários de várias áreas médicas e de diversas regiões do País se encontram em mais uma edição da Semana de Ações da Terra, um mutirão gratuito promovido pela Fundação Terra que engloba serviços de saúde e cidadania. Com duas edições por ano, a segunda de 2019 será realizada na próxima semana, de segunda (29/07) a sexta-feira (02/08), na sede da Fundação Terra e no Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana, na área urbana de Arcoverde, e no Distrito das Umburanas (em Sertânia), divisa com Arcoverde e Buíque.

Durante uma semana, médicos oftalmologista, oncologista infantil, pediatra, cardiologista, além de odontólogos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais realizarão consultas e exames para pessoas em situação de vulnerabilidade. Essas ações têm o objetivo de atuar nas lacunas ainda existentes no cotidiano de pessoas que vivem nas periferias e áreas rurais. “Essas ações levam orientações a pessoas em situação de vulnerabilidade para que haja prevenção e informação, fomentando uma melhora na qualidade de vida desse público”, explica a coordenadora de saúde da Fundação Terra, Liege Nogueira.

Além de um grande grupo de voluntários, a instituição de Padre Airton Freire conta com a parceria de outras organizações, como o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), com sede em Caruaru, que atua para diagnosticar precocemente algum tipo de doença que pode ser agravada em decorrência de um câncer. Nesta edição, o projeto também vai contar com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Sertânia, que disponibilizou material odontológico para orientação e realização de atividades de prevenção contra as doenças bucais.

Além de consultas e exames, haverá diversos serviços voltados para a assistência social, a disseminação de direitos e atendimentos individualizados para tirar dúvida da população. “Haverá oficina de leitura, oficina de arte, orientação jurídica, por exemplo. Se alguém estiver com algum conflito, uma equipe dará orientação jurídica e fará encaminhamentos”, afirma Liege. Nas duas edições realizadas em 2018, a ação contabilizou 1.068 atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.