O Governo Municipal de Itapetim, através da Secretaria de Cultura, está revitalizando o primeiro Cruzeiro do município, antigo ponto turístico, construído pelo Padre Ibiapina em 1860. Em 2007 o monumento, considerado um marco da história de Itapetim, ganhou uma nova cruz que permanece até o momento.
O serviço de revitalização conta com a limpeza e arborização da área onde está localizado o Cruzeiro, no Sítio Limpo, hoje denominado de Bairro Maria de Lourdes Cavalcante. O local também será todo cercado.
O objetivo da Secretaria de Cultura é fomentar o turismo do município através dos pontos turísticos do Ventre imortal da poesia. Assim como o primeiro, o segundo Cruzeiro localizado no alto da serra também está recebendo grandes melhorias, inclusive com a construção da escadaria, colocação da iluminação e câmeras de segurança, além de uma nova cruz. Outros pontos do turismo local também serão revitalizados.
Segundo o livro Itapetim Cidade das Pedras Soltas do escritor Marcos Roberto Nunes Costa, a povoação de Itapetim começou na margem sul do Rio Pajeú, onde fica o primeiro Cruzeiro. Depois a antiga povoação foi transferida para a margem norte do rio que, segundo o livro, a decisão foi tomada pelo próprio Padre Ibiapina porque as terras da antiga povoação não pertenciam a Igreja Católica.
Uma curiosidade sobre o primeiro Cruzeiro é que o monumento fica situado numa posição geográfica bem sintonizada com a Igreja Matriz, pois quem está no Cruzeiro avista a igreja e quem está na nave central da igreja é possível observar o cruzeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.