ACADEMIA

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PREÇO DA CARNE AUMENTA QUASE 23% E MUDA HÁBITOS DE CONSUMIDORES

A carne é um dos itens da cesta básica cujo preço mais aumentou e pesou no bolso do coonsumidor em um ano. Segundo a última pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), feita em setembro, o reajuste foi de 22,92%. Em alguns locais, a média de reajuste é maior e chegou a 40% em um ano em um frigorífico visitado.

Apesar da alta do preço, muita gente não quer deixar de ter o produto na mesa. Para muitos consumidores, a saída é trocar a carne de primeira pela de segunda. Uma dona de casa entrevistada pela reportagem disse que que costuma comprar bife e bisteca mas come costela e peito quando não dá para comprar o que quer, pois o que não pode é faltar carne.

A explicação para o aumento é devido à queda da produção de bovinos no Brasil neste segundo semestre por conta da estiagem das regiões de pastagem, este ano agravada por uma seca intensa que afetou ainda mais a produção. O aumento da exportação, principalmente para a Rússia, também tem reduzido a oferta de boi para corte e isso aumenta o preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.