ACADEMIA

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Em novembro, Serra Talhada receberá exposição de artista plástico indígena Jaider Esbell


ela primeira vez em Pernambuco, o artista plástico Jaider Esbellvirá expor seus trabalhos em Serra Talhada. Em uma grande atividade, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/Uast). A atividade é organizada pelo grupo de estudos Macondo, da Uast, em parceria com o jornalista e fotógrafo Alvaro Severo. Jaider Esbell é da etnia indígena Makuxi, da comunidade Raposa, localizada na Serra do Sol ao extremo norte de Roraima, e também atua como escritor e produtor cultural.

O artista tem apresentado seus trabalhos pelo Nordeste para aproximar às culturas indígenas do Norte do país. A proposta é trazer toda a comunidade serra-talhadense para ver a exposição “It Was Amazon”, a participar da dinâmica ‘Atalhos’ e da roda de diálogo ‘outras estórias’. Todos os momentos são gratuitos, as inscrições para a dinâmica estão disponíveis noemail: atalhosmacondo@hotmail.com (Basta enviar nome completo e instituição de origem) ou ainda se inscrever no apoio didático dos blocos 1 e 3  a partir da próxima segunda (30).

Quem é Jaider Esbell?

Jaider Esbell nasceu em 1979 e é nascido na cidade de Normandia, no estado de Roraima, e viveu, até aos 18 anos, onde hoje é a Terra Indígena Raposa – Serra do Sol. Trabalhou em Boa Vista para sobreviver por oito meses. Em seguida, Esbell fez concurso público para uma vaga de eletricista de linha de transmissão. Aprovado em concurso federal, Esbell parte em viagem para fora do estado e enquanto trabalha, faz vestibular, à época não havia cotas para indígenas, é aprovado e conclui o Curso de Geografia em 2007.

Ao longo de sua vida, Esbell sempre escreveu e desenhou. Em 2010 inscreve-se pela primeira vez em um edital de literatura, Bolsa Funarte de Criação Literária e lança no ano de 2012 o seu primeiro livro, Terreiro de Makunaima – Mitos, lendas e estórias em vivências. Em 2013 é convidado para expor e dar aulas nos Estados Unidos, no Pitzer College. Ao retornar abre seu ateliê, que denomina Galeria de Arte Indígena Contemporânea, em Boa Vista. Em 2016, recebe indicação ao Prêmio PIPA, o maior prêmio da arte contemporânea brasileira.

PROGRAMAÇÃO
07/11 – Exposição ‘It Was Amazon’ na frente do bloco 3 – UFRPE/Uast, às 19h
08/11 – Dinâmica ‘Atalhos’, na frente do bloco 3 – UFRPE/Uast, às 14h;
09/11 – Roda de Diálogo ‘outras histórias’ com Jaider Esbell, no Auditório da UFRPE/Uast, às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.