ACADEMIA

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

AFOGADOS: PRAÇA LOTADA NOS DOIS PRIMEIROS DIAS DE FILCO


A Feira Interativa de Leitura e Conhecimento (FILCO) promovida pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira vem se constituindo, a cada ano, em um dos maiores eventos educacionais do Sertão Pernambucano.
Este ano em sua 12ª edição, a FILCO tem reunido um excelente público nessas duas primeiras noites do evento. Todas as experiências e atividades de leitura realizadas em sala de aula com os alunos, das diversas faixas etárias atendidas pela rede pública municipal, vem à praça, mostrando à população toda a criatividade e o talento dos alunos afogadenses.
Temas como os contos tradicionais infantis, a cultura popular, a magia do fundo do mar, a importância dos sonhos, o boi-bumbá, e até a utilização de uma rádio como ferramenta educativa, foram trazidos para serem compartilhados pelos alunos com os pais, professores, gestores escolares e a população em geral.
Na noite desta quinta (30), a FILCO recebeu uma edição especial da Quinta Cultural, com a apresentação do espetáculo circense encenado pelo grupo Teatro de Retalhos, de Arcoverde. O espetáculo já tem dez anos na estrada e conta as travessuras do palhaço Lombada e sua trupe. “Foi uma experiência maravilhosa, com uma receptividade que nos deixou sem palavras. E nós só temos que agradecer ao prefeito Patriota e ao Edygar Santos, Secretário de Cultura, por essa maravilhosa oportunidade, de apresentar o nosso trabalho a esse público tão especial que esteve conosco aqui na Praça,” declarou Thiago Ribeiro, ator que interpretou o palhaço lombada.
Além das apresentações de leitura, a Praça Arruda Câmara também sedia a II Feira de Ciências e Inovação, promovida pelo IFPE, espaço no qual os alunos da instituição apresentam as suas experiências nos mais variados campos da ciência. Nesta Sexta (31), foi divulgadas as experiências premiadas. A FILCO encerra nesta sexta, contando além das apresentações das Escolas, com a apresentação do desfile inaugural da grife Dona Fulô Customização, que utiliza como matéria prima para as suas roupas, material reciclável.
“Tem sido muito gratificante acompanhar as apresentações e ver quantos talentos Afogados tem, podendo conferir de perto toda a criatividade dos nossos alunos. Ler, compreender bem um texto, significa interpretar melhor o mundo a nossa volta, e é um passo fundamental para a construção da cidadania plena. E isso não tem preço para nós gestores, que somos responsáveis pela política pública municipal de educação,” destacou o Vice-Prefeito Alessandro Palmeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.