ACADEMIA

terça-feira, 25 de junho de 2019

Balancê esquenta a espera de São Pedro


Ainda não é hora de guardar a camisa xadrez, o vestido de chita, o chinelo de couro e o chapéu de palha. Os festejos juninos seguem com todo gás, esta semana, no Recife. Na sexta-feira, logo na véspera de São Pedro, é dia de celebrar o dono da chave do céu, senhor do tempo e padroeiro dos pescadores. Além da capital, tem farra no friozinho de Serra Negra, em Bezerros, e em Caruaru, ambos no Agreste.
Hoje haverá eliminatória do 17º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenil, no Sítio Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Vão se apresentar a Mirim Evolução, a Matutinho Dançante e a Junina Fusão. Na disputa estão sete grupos. Os três finalistas voltam para a final, domingo. No fim de semana o local receberá o concurso de quadrilhas adultas.
Quinta-feira, o Pátio de São Pedro dará espaço à Festa do Fogo, realizada pela Caminhada dos Terreiros. É uma celebração ao Orixá Xangô, divindade do trovão e da Justiça, que corresponde a São João no sincretismo religioso. No mesmo dia, na Rua da Moeda, Bairro do Recife, acontecerá a 15ª Caminhada do Forró. A Frevioca, uma das marcas do Carnaval recifense, muda à fantasia, transforma-se em Forrovioca e segue tocando clássicos dos mestres Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos . O cortejo passa por várias ruas.
O tradicional Desfile das Bandeiras é a sugestão para os amantes do ciclo junino na sexta-feira, véspera de São Pedro. As estampas com imagens dos três santos de junho sairão da Rua da Moeda, também no Bairro do Recife, até a Praça do Arsenal. Lá está programado o espetáculo Forró de PE, uma homenagem aos vários sotaques que o forró tem.
Uma procissão vai reverenciar São Pedro em Brasília Teimosa, Zona Sul. Haverá também missa e salva de fogos. Na parte profana, um dos convidados será Nando Cordel, homenageado do São João de Recife este ano. No Pátio de São Pedro vai ter Isaar, Quinteto Violado, Rogério Rangel, Irah Caldeira e Azulinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.