ACADEMIA

domingo, 29 de setembro de 2019

Totonho Valadares sensibiliza Fernando Bezerra Coelho e a Codevasf para tentar salvar o Rio Pajeú


Sensibilizado e procurando mobilizar as comunidades, e a sociedade em geral, quanto à situação do Rio Pajeú, são alguns dos objetivos que vem traçando o ex-prefeito Totonho Valadares. O rio, segundo especialistas, se encontra ameaçado de extinção devido à exploração de seus recursos, poluição e retirada da mata ciliar, aliados ao descaso do poder público.
Afogados da Ingazeira é uma cidade polo, e se coloca numa posição privilegiada, sendo um centro em pleno desenvolvimento na área de comércio, lazer e cultura.
No dia em que se filiou ao MDB, Totonho Valadares fez questão de levar in-loco para conhecer a real situação do Rio Pajeú, que corta Afogados da Ingazeira, o senador Fernando Bezerra Coelho e o superintendente da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, onde estes se comprometeram com o ex-prefeito na elaboração de projetos e custeios para a revitalização do rio.  
Valadares em seu discurso na Câmara de Vereadores lembrou que os esgotos são despejados no rio em todas as cidades por onde ele percorre, especificando Afogados da Ingazeira onde em sua extensão, a algaroba tem tomado conta do Rio Pajeú vindo a causar preocupação em períodos de chuvas, “que até hoje não aconteceu, mas pode vir a acontecer de precipitações de chuvas acima da média e isso com a cheia, arrancar as plantações que podem inclusive derrubar pontes”, disse Totonho.
Mas é preciso fazer mais, porque até agora não foi feito nada. É indiscutível que o processo de destruição do Rio Pajeú ocorre na parte dos seus 353 km extensão. No entanto, em relação a Afogados da Ingazeira, praticamente todos os esgotos da cidade são despejados no rio sem que exista nenhum sistema de tratamento, e isso também preocupa.
“Mas ainda assim, com toda essa perspectiva negativa, existem pessoas que acreditam que é possível salvar o rio. Seremos diferentes de muitos que ficam só no discurso, e eu acredito nesse projeto de parceria entre Afogados da Ingazeira, o senador Fernando Bezerra Coelho e a Codevasf, estamos plantando hoje e se Deus quiser iremos colher bons frutos num futuro próximo”, concluiu Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.