ACADEMIA

terça-feira, 29 de março de 2022

Raio caiu próximo a campo de futebol em São José do Egito e assustou quem estava perto

 


Duas equipes de futebol amador jogavam em mais uma tarde de domingo, como qualquer outra. O aspirante da Macambira enfrentava o Vila de Santa Terezinha, quando começou a chover e de repente, veio certamente um dos maiores sustos de quem estava jogando ou assistindo a partida, uma descarga elétrica gigantesca, ou simplesmente um raio caiu próximo ao campo onde acontecia o jogo, além do clarão, um barulho ensurdecedor aconteceu, e claro, todo mundo saiu correndo.

Por sorte, o raio não atingiu ninguém, o local do ocorrido fica próximo a um dos campos de futebol do sítio Macambira, zona rural de São José do Egito, a aproximadamente 9 KM do centro da cidade.

A queda de raios não é um fenômeno isolado no Brasil, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ocorrem quase 80 milhões de descargas por raios por ano, sendo o nosso país o com a maior incidência no mundo. O fenômeno causado por uma descarga elétrica de grande intensidade na atmosfera, que atingem o solo entre regiões eletricamente carregadas, pode causar mortes e muitos estragos. O raio é consequência da existência de cargas elétricas opostas entre dois centros de cargas, dentro de uma mesma nuvem, entre uma nuvem e o solo, entre uma nuvem e outra ou entre uma nuvem e o céu ao redor, causando uma atração muito forte, rompendo a capacidade de isolamento do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.