ACADEMIA

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Produção de galinha de capoeira em Serra Talhada é referência para técnicos e agricultores do NE

show_img.php
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu intercâmbio na fazenda Juazeirinho, em Serra Talhada, na propriedade dos agricultores de base familiar, Jozelia Maria  e Cícero, a fim de apresentar o projeto de produção de galinha de capoeira.
Ao todo, foram 34 participantes, entre técnicos, agricultores, professores da UPE, UFPB, além de alunos e estagiários, vindos da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além do depoimento dos proprietários, também relataram experiências o presidente da Associação Comunitária Local, Oneide, o técnico do IPA, Eduardo Dantas, o professor da UAST – UFRPE, Genival, e o supervisor de Extensão Rural do IPA,Tito Jota.
O projeto das galinhas de capoeira, que conta com assistência  técnica do IPA, começou com apenas 20 cabeças e, atualmente, reúne 800 unidades de galinha de capoeira. Com a evolução do projeto, o IPA promoveu a integração com a Associação dos Agricultores Locais, proporcionando o acesso à família ao PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Garantia Safra e ao Programa de Distribuição de Sementes.
Nesse intercâmbio, também foi abordada a preservação da caatinga, mostrando aos participantes a importância da macambira para a preservação e manutenção da diversidade de plantas. Essa planta da família das bromeliáceas, por suas características, se torna, no período da seca, importante viveiro de sementes, que ali são depositadas pelo vento, pássaros, entre outros.
Dessa forma, as sementes ficam protegidas. Com o retorno das chuvas, elas são arrastadas pelas águas e proporcionam a ocorrência de grande diversidade de plantas principalmente herbáceas e também arbóreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.