ACADEMIA

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

MAIS CULTURA NAS ESCOLAS: MAIS UM PROJETO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SERRA TALHADA

Na próxima terça-feira (12) as Secretarias de Educação (SEST) e a Secretaria de Cultura de Serra Talhada (SECULT) estarão fazendo o lançamento do Programa "Mais Cultura nas Escolas", numa parceria que pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural.
A SEST já vem  praticando parcerias que procuram levar as artes e a cultura para dentro das escolas, como é o caso do projeto "É Hora de Virar Herói", que através de desenhos de heróis das histórias em quadrinhos leva mensagem  de formação cidadã para os alunos da rede municipal de ensino. Este projeto já visitou diversas escolas e tem atraído a atenção de professores e alunos. Também levou o teatro para dentro das escolas com o projeto: "O Teatro Vai a Escola" e em seguida levou mais de 2.000 alunos da rede pública para dentro do teatro, no projeto "A Escola Vai ao Teatro".
Por outro lado a Secretaria de Cultura (SECULT) também vem desenvolvendo seus projetos que incluiu os jovens estudantes e mesmo a população, como suas "Caravanas de Cultura" e o projeto "Minha Cidade Tem História", nele a Secretaria promove a visita de museus e outros pontos turísticos com alunos da rede pública municipal.Agora juntas partem para um novo desafio e trás o Programa do Governo 
Federal, "Mais Cultura nas Escolas", que na Capital do Xaxado elaborou 22 projetos, sendo que destes, quatro já foram selecionados e já começam a serem postos em  prática. "Até o final do ano letivo vamos  executar estes quatro projetos, o restante deveremos executar no decorrer de 2015", declarou Anildomá Willans, secretário de Cultura de Serra Talhada.
Quatro escolas foram selecionadas já neste primeiro momento: a Escola Municipal Imaculada Conceição que fica no Distrito de Caiçarinha da Penha, zona rural do município, lá a SEST e SECULT executarão o Projeto No Quintal do Museu. O Projeto além de PALESTRAS e ações na escola, trará os alunos para atividades no Museu do Cangaço, da Fundação Cabras de Lampião, parceira no Programa.
Outra escola já agendada é a Escola Municipal José Rufino Alves, no Bairro da Caxixola, com o Projeto Pintando Cidadania.
Também receberá o programa a Escola Antonio Medeiros no Bairro do Borborema, com o Projeto Minha Escola no Museu - Minha Cidade Tem História, neste caso com atividades na Escola e extraclasse.
Mais uma escola da zona rural foi selecionada, a escola em tempo integral Fausto Pereira, do Distrito de Loanda que sediará o projeto Memórias do Sertão.
" A transversalidade das ações das secretarias tem marcado o Governo do Prefeito Luciano Duque e, tem gerado resultados positivos para população, como pode ser visto neste caso específico, quando juntas, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, levam para os estudantes da rede municipal, conhecimento, arte e cultura. Ficamos felizes com todo este trabalho que vem sendo desenvolvido, principalmente quando vemos o resultado", disse Edmar Júnior, Secretário de Educação.
O Lançamento do Programa está marcado para 18 horas na Estação do Forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.