A Mineradora Anglo American informou nesta sexta feira (30) que voltou a paralisar as atividades na quinta feira (29), após registrar nesta quinta-feira um novo vazamento, 17 dias depois de um primeiro caso que levou à poluição de um manancial em Minas Gerais.
A paralisação durará um mês, enquanto a empresa realiza testes de segurança no mineroduto do Minas-Rio, que percorre 529 quilômetros entre Conceição do Mato Dentro (MG) e o porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
“A decisão foi tomada em função do vazamento ocorrido ontem (quinta) no mineroduto da empresa, em ponto 400 metros à frente do anterior, na Estação de Bombas 2, em Santo Antônio do Grama (MG). O evento durou entre cinco e oito minutos. Não houve feridos”, explica o presidente da empresa, Ruben Fernandes, em nota divulgada pela Anglo American.
A empresa não chegou a retomar a capacidade total de operação, desde o reinício das atividades, na noite de terça-feira (27). “O segundo incidente muda o plano de inspeção, que agora passa a ser muito mais minucioso”, diz Fernandes no comunicado.
Em paralelo à decisão da empresa, a Anglo American também foi notificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), solicitando a paralisação das atividades até novo laudo técnico do órgão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.