ACADEMIA

domingo, 17 de agosto de 2014

SERRA TALHADA: AÇÕES DA CARAVANA DA CIDADANIA CHEGAM AO BORBOREMA

Os serviços itinerantes oferecidos pelo projeto Caravana da Cidadania levam cidadania aos quatro cantos do município de Serra Talhada. Neste sábado (16) o Governo Municipal reuniu mais uma vez todas as secretarias e promoveu uma manhã de diversão, cuidados com saúde, beleza, conscientização sobre o meio ambiente e muito mais.

Das 8 às 12 horas os moradores do Bairro Borborema puderam realizar gratuitamente serviços de saúde, como testes de Sífilis, HIV/Aids, além de cuidados com a saúde da mulher, oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Secretaria de Esportes pôs o povo pra se mexer com aulão de ginástica. Teatro e dança, foram levados pela Secretaria de Cultura (SECULT), através dos personagens Virgulino e Maria que orientaram os moradores sobre temas importantes, como a nossa corresponsabilidade quanto a problemas do cotidiano, tipo: esgotos, lixões etc.

Alunos da Escola de Frevo da SECULT se apresentaram com o espetáculo "mistura pernambucana", Já a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) levou a Unidade Móvel do CadÚnico, onde realizou pesquisas, transferências e alterações cadastrais de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, enquanto equipes do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) realizavam pré-inscrições no Cadastro Único, além de prestarem orientação sobre o Programa “Minha Casa, Minha Vida. A SDS ofereceu ainda depilação, corte e escova e orientações sobre higiene e beleza.

Levantando a bandeira da sustentabilidade, a Secretaria de Agricultura distribuiu muda de plantas nativas, lembrando o papel que cada um tem na construção de um futuro melhor, possibilitando a exploração de diversas culturas, sempre em harmonia com o meio ambiente. Teve ainda ações da Secretaria de Educação (SEST), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e todas as demais, levando inclusão a todos os moradores do Borborema.

“As Caravanas trazem para a comunidade serviços e ações que em sua maioria já são oferecidos na rotina do governo, mas que por motivos diversos nem sempre são utilizados. Desta forma nós nos aproximamos do povo, trazendo para próximo dele o que mais precisa, também aproveitamos para realizar um diagnóstico, somente assim é que compreenderemos o que de fato é necessário e mais urgente, este é um governo feito pelo e para povo”, afirmou o prefeito Luciano Duque.

A "Caravana da Cidadania" nasceu exatamente para isso: aproximar a população do Governo Municipal. Sua primeira edição aconteceu no dia 14 de junho no bairro da Cagep e agora na sua segunda edição aportou no Borborema e foi recebida com entusiasmo pela população do bairro.

O secretário de Governo, Josembergues Melo, informou que outras "caravanas" irão acontecer, no entanto, somente depois da avaliação do evento deste sábado, que deverá acontecer na próxima reunião de secretários é que se definirá data e local da próxima "Caravana da Cidadania".

O projeto não se limita ao dia festivo do evento e sim a toda uma semana que  antecede, quando todas as secretarias do Município efetuam uma verdadeira radiografia do bairro onde estará acontecendo o projeto, procurando atuar, principalmente nas carências da população, no final, se reúnem com barracas e TENDAS numa  Mostra de todo trabalho desenvolvido na ação.

O Prefeito Luciano Duque tem acompanhado de perto todo projeto e se disse muito satisfeito, para ele está sendo alcançado o objetivo principal: atender a população e aproximar o governo ainda mais de cada comunidade". 

(Fotos: Leidiane Rodrigues/Agência Papiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.