ACADEMIA

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Professores e alunos da Aeset debatem Semana da Consciência Negra em Serra Talhada


As instituições de ensino são as principais responsáveis por comemorar o dia da Consciência Negra em Serra Talhada. Nos dias 23, 24 e 25 de novembro o curso de História da Fafopst, realizou a Semana da Consciência Negra da Aeset, no auditório externo da faculdade. Em contato com o blog, o coordenador do evento e professor do Curso de História da Fafopst, Alex Oliveira, detalhou como aconteceram as atividades, que reuniram alunos de colégios municipais, movimentos sociais e alunos das graduações da autarquia.

A atividade contou com um Cine africanidades com apresentações artística com os alunos da Escola Cônego Torres, coordenado pelos professores Anderson e Daniela Malta; e a exibição do documentário  “Atlântico negro – Na rota dos Orixás”,  do cineasta Renato Barbieri e seguido por debates. No segundo dia ocorreu a roda de conversa: “A mulher negra e a Universidade”, com o Coletivo Fúah. Com a participação do movimento de mulheres negras do Pajeú, composto pelas integrantes Kecya Freire, Manu Silva, Deborah Ribeiro, Clarice Santos e Roseanne Lira.

O encerramento da atividade trouxe a apresentação dos resultados do projeto de extensão: “Sou afro-brasileiro, sou guerreiro na cor: Ensino e cultura afro em Serra Talhada”, coordenado pelo professor Alex Alves e pelos alunos do 8º período de História; a partir da disciplina de história afro-brasileira. “É com grande satisfação que a Aeset, o curso de História e com a participação dos cursos de Serviço social e Letras, realizou importantes ações e reflexões sobre o tema das africanidades e afro-brasilidades. Como professor dessa importante instituição de ensino, fico extremamente grato, por ter conseguido juntamente com meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.