ACADEMIA

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

‘Se alguém cometeu falhas, não houve anuência’, diz ex-prefeito de Salgueiro


Após a deflagração da Operação Solaris, pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (28), o ex-prefeito de Salgueiro Marcones Libório de Sá (PSB) afirmou que “nada tem a temer. “Mantemos uma posição transparente, coerente, firme e austera com a esfera pública como sempre conduzimos nossas administrações. Não tememos nada até porque não existiu por nossa parte nenhum desvio de conduta ética e se alguém cometeu falhas, não houve anuência”, afirmou.
A investigação tem como alvo supostos desvios de recursos públicos na Secretaria de Saúde do município. A verba era do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Segundo a PF, o dinheiro estava sendo desviado do fundo municipal de saúde para fins ilícitos e teria a participação de ex-servidores e a empresa Pousada Solar do Lazer LTDA ME, contratada para fornecer hospedagem e alimentação dos pacientes atendidos pelo programa.
“É com a tranquilidade e serenidade de sempre, que tendo como principal marca do nosso tempo no governo à transparência e credibilidade, esperamos que tudo seja esclarecido, e no caso de irregularidades os envolvidos sejam punidos”, disse ainda o socialista.
Dois endereços da prefeitura de Salgueiro foram alvos de mandados de busca e apreensão. O valor do dinheiro que teria sido desviado ainda está sendo levantado. A investigação, que corre em segredo de justiça – apura crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, peculato e falsidade ideológica. De acordo com a PF, o objetivo das ações é juntar documentos relativos à contratação e pagamentos prestados ao programa, além de planilhas de controles de hospedagem e transporte.
O TFD é um programa, criado em 1999 no governo do então Fernando Henrique Cardoso (PSDB) – que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade e que não são disponíveis nos municípios onde moram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.