ACADEMIA

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Dia Nacional de Combate ao Fumo – Hábito de fumar afeta vias respiratórias e saúde dos olhos


Nesta quinta-feira (29) é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O hábito é extremamente prejudicial à saúde, afetando diversos órgãos e provocando lesões e doenças diversas. “O fumo pode provocar tumores de laringe, lesões nas cordas vocais e alterações no labirinto, paladar e olfato. Isso ocorre, dentre outros fatores, porque a fumaça quente e as toxinas do cigarro irritam e agridem as mucosas. O diagnóstico deve ser feito com base na avaliação dos exames de imagem: tomografia dos seis da faze, vídeo endoscopia naso sinusial, vídeo faringo laringoscopia e vídeo estrobolaringoscopia ”, relata o otorrinolaringologista Milton Souza Leão Junior, do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE).
Já as consequências para o ouvido são percebidas a longo prazo, por isso a importância de um acompanhamento médico regular. “Muitos fumantes relatam zumbido, sobretudo os mais jovens, mas esse não é um sintoma universal. Exames como audiometria são fundamentais para um diagnóstico preciso”, reforça o médico.      
Além das vias respiratórias, o fumo também afeta a saúde dos olhos. “Essa é uma das causas do aparecimento ou agravo de diversas doenças oculares, como a catarata”, conta a oftalmologista Bruna Ventura, também da equipe do HOPE. Estudos apontam que o tabagismo aumenta o risco de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade – as duas doenças que mais causam cegueira no mundo e que podem ser tratadas. “O fumo também pode agravar a Síndrome do Olho Seco, além de provocar alergias oculares e causar desconforto”, completa.   
Combate 
O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Vale salientar que o hábito faz mal a todo o corpo, além de prejudicar, também, os fumantes passivos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o hábito de fumar é a principal causa de mortes evitáveis no mundo e o fumo passivo é a terceira maior causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.