ACADEMIA

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

ITAPETIM | III Mesa de Glosas em homenagem a Dona Lia do Sindicato


Um bom público prestigiou a III Mesa de Glosas em homenagem às mulheres, a grande homenageada Maria Ferreira Lima de Sousa, conhecida como Dona Lia do Sindicato. Sempre engajada na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, Dona Lia foi a primeira mulher a presidir um sindicato rural no Estado de Pernambuco, quando assumiu a presidência do Sindicato de Itapetim em agosto de 1984, tendo exercido um mandato de três anos.
Muito religiosa, desenvolveu juntamente com o padre José Viana um trabalho de solidariedade e libertação junto aos mais pobres.
Maria Ferreira, em sua luta, sempre na defesa dos pobres e oprimidos, tornou-se um símbolo de resistência e esperança de um mundo melhor.
O evento aconteceu em praça pública e contou com a mediação de Izabela Ferreira e a participação de poetisas itapetinenses, Vicente di Paula e convidados. Teve a participação também dos glosadores Lenelson Piancó, Gislandio Araújo, Genildo Santana, Francisca Araújo, Genildo Pitu e Alexandre Moraes e show de André e Léo.
Também aconteceu o lançamento do livro “Um poeta, uma sanfona e o luar”, de Genildo Santana, Alexandre Morais e Zé Adalberto.” Quero parabenizar toda a equipe da Secretaria de Cultura, na pessoa do secretário Ailson Alves pelo belo evento.” Pontuou Adelmo Moura e ao Blog o Gestor anunciou um Festival de Violeiros Profissionais no Final do Ano e um Grande Evento nos 100 anos de Rogaciano Leite em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.