sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

IFPE: operação da Polícia Federal investiga fraudes em licitações de alimentos para estudantes

Uma operação da Polícia Federal, deflagrada nesta quinta-feira (11), investiga um esquema de fraudes em licitações para o fornecimento de alimentos destinados a estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em diferentes municípios do estado.

A operação, batizada de Cátedra, teve mandados cumpridos em Abreu e Lima, Barreiros, Bezerros, Escada, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão. Todos os mandados foram expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco. Até o momento, não houve prisões.

O nome da operação tem origem no latim cathedra, que significa “cadeira” ou “assento do professor”, em referência à instituição de ensino onde os crimes teriam ocorrido.

Em nota, o IFPE confirmou que possíveis irregularidades envolvem alguns campi da instituição. A direção da instituição afirmou:

“O IFPE ratifica seu compromisso permanente com a transparência, a ética e a correta aplicação dos recursos públicos. Nesse sentido, a Instituição já se colocou à disposição dos órgãos competentes para fornecer todas as informações e documentos que se fizerem necessários para a investigação em curso.”

Crimes investigados

Segundo a Polícia Federal, a operação tem como objetivo fortalecer o conjunto de provas já reunidas no inquérito. A superintendente da PF em Pernambuco, Adriana Albuquerque de Vasconcelos, explicou:

“A operação tem o objetivo de robustecer o conjunto probatório já trazido aos autos do inquérito policial, a partir da análise dos elementos de interesse apreendidos na data de hoje com as medidas investigativas. Ao final da investigação, a autoridade policial que conduz o inquérito decidirá pelo indiciamento ou não dos investigados.”

Os crimes sob investigação incluem frustração ao caráter competitivo da licitação, fraude ao processo licitatório, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Em caso de condenação, as penas podem chegar a até 50 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.