quarta-feira, 25 de outubro de 2017

TABIRA. SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE IMPLANTA O PROJETO DA COLETA SELETIVA NA ESCOLA ANTÔNIO NOGUEIRA


A Secretaria de Juventude e Meio Ambiente de Tabira, com apoio do Prefeito Sebastião Dias, implantou o Projeto da Coleta Seletiva, intitulado SEPARE O LIXO DA SUA ESCOLA, nessa terça-feira, 24 de outubro de 2017 na Escola Antonio Nogueira Barros.   A referida escola também foi contemplada com o Projeto da Secretaria chamado Arborize a sua Escola, com dezenas de plantas que hoje embelezam o espaço escolar.

A implantação do Projeto teve o apoio também da Diretora Poliana,  e dos professores e alunos do turno da tarde. No evento, como ocorreu também em outras escolas de Tabira, foi criado a BRIGADA DO MEIO AMBIENTE da escola.

JUSTIFICATIVA:

O projeto se justifica porque todos os bens da natureza – a terra, a água doce, as florestas, as sementes, a biodiversidade – enfim os biomas - estão sendo afetados pela ação do homem no modo de produção atual. Vivemos neste planeta interligado. Não há uma espécie sequer que viva por conta própria e totalmente isolada. “Os animais dependem da fotossíntese das plantas para atender as suas necessidades energéticas; as plantas dependem do dióxido de carbono produzido pelos animais, bem como do nitrogênio fixado pelas bactérias em suas raízes; e, todos juntos, vegetais, animais e micro-organismos regulam a biosfera e mantém as condições propícias à preservação da vida”.

Em Tabira o terreno do lixão da Prefeitura que recebe o nosso lixo mede aproximadamente 08 (oito) hectares.  Esse espaço está quase todo ocupado pelo lixo que é colocado a céu aberto.  Todos os dias 5 carros coletam e despejam em média 05 (cinco) toneladas cada um, que multiplicadas por 05 (cinco) pode chegar a 25 toneladas dos nossos resíduos sólidos e orgânicos no local prejudicando o meio ambiente. São em torno de 25 mil quilos de lixo por dia. 

As nossas escolas municipais também produzem lixo orgânico, boa parte dele, já tem uma pessoa que pega para dar o descarte correto. Quanto ao lixo do banheiro ou o lixo não reciclável é preciso a gente conhecê-lo para colocá-lo separado dos outros. Já os resíduos sólidos, ou o lixo seco, boa parte dele é reciclável, pode ser reaproveitada, tem gente em Tabira vive disso.  

OBJETIVO GERAL:

O projeto tem como objetivo geral sensibilizar a equipe gestora, profissionais da limpeza, profissionais da merenda, professores e alunos para adquirirem o hábito de separar o lixo nessa escola, cujo hábito,  poderá estender-se a casa de cada um, reduzindo a quantidade de resíduos sólidos e orgânicos no lixão de Tabira.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

O projeto tem como objetivo mostrar que com apenas 3 (três) saquinhos plásticos ou 03 (três) recipientes específicos todas as pessoas que fazem parte dessa escola podem  adquirir o hábito diário de separar o lixo  contribuindo com a saúde pública no presente e preservando o  futuro das novas gerações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.