ACADEMIA

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Comunidade escolar do Agreste Central recebe 5ª Edição da Caravana da Educação


CARUARU – O desenvolvimento educacional do Agreste Central foi a pauta principal de mais uma edição da reunião de Pactuação de Metas 2018, realizada nesta quinta-feira (26.04), desta vez, no município de Caruaru. E como aconteceu nas quatro edições anteriores, o governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar a reunião, assim como as atividades dos polos da Caravana da Educação, que reuniu cerca de dois mil alunos da região, com atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes. A ação, que já passou por Timbaúba, Limoeiro, Paulista e Gravatá, será realizada em todas as regiões de Pernambuco até o final de maio. O objetivo é definir as metas do ano, aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual.
 
"Todos nós sabemos o que foi feito nos últimos dez anos: Pernambuco saiu das últimas colocações no Ensino Médio para o primeiro colocado no Brasil. E isso é fruto dessas pactuações, desse compromisso que envolve não só apenas os gestores, mas os professores, os alunos e toda comunidade escolar para que a escola continue avançando, melhorando. Pernambuco já tem a maior rede de escolas em tempo integral do Brasil, tem a menor taxa de abandono escolar, tem a menor diferença entre educação pública e privada, mas ainda precisamos avançar, precisamos melhorar. Por isso, a gente quer estar muito presente, como governo, para que esse caminho, que foi construído nos últimos dez anos, possa continuar no caminho em favor das novas gerações, em favor da educação pública", frisou o governador.
 
Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações da Caravana envolvem cerca de dois mil estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leituras movimentarão os Polos Esportivo e Cultural. Em Caruaru, as ações aconteceram na Escola Professora Elisete Lopes de Lima Pires e na Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, respectivamente.
 
À tarde, a partir das 14h30, também na Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participam do Polo Central. No espaço, haverá apresentação dos projetos Enem Tá Ligado, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.
 
Para o secretário estadual da Educação, Fred Amâncio, a Caravana tem superado as expectativas a cada edição. "Realmente, o resultado tem sido muito maior do que a gente tinha pensado originalmente. A gente tem percebido que as escolas estão se sentindo mais participantes, mais envolvidas, mais valorizadas. Percebemos também o envolvimento cada vez maior dos estudantes e professores, que já era o objetivo, mas tem sido cada vez maior. A cada Caravana que a gente tem participado, tem sido mais satisfatório, e a presença do governador em todas elas tem mostrado a prioridade que ele e todo o governo tem dado à educação", ressaltou.
 
PACTUAÇÃO - Já a Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro, que contou com a presença de todos os gestores das 63 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte, foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Nicanor Souto Maior.
 
Acompanharam o governador os secretários Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária) e José Neto (Casa Civil); os deputados estaduais Laura Gomes, Tony Gel e Diogo Moraes;  os prefeitos Fernando (Sairé), Sandro Arandas (Ibirajuba), Mota (Riacho das Almas), Antonio Roque (Jataúba), Gustavo Adolfo (Bonito), Orlando Silva (Altinho), Edilson Tavares (Toritama); o vice-prefeito Caio Nice (São Caitano); além dos ex-prefeitos José Queiroz (Caruaru), Daniel (Chã Grande) e Jorge Gomes (ex-vice-prefeito de Caruaru).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.