
Pesqueira entrou na lista dos municípios pernambucanos a receberem uma honraria cultural. Um dos símbolos locais, os Caiporas, tradicional bloco carnavalesco que desfila nas ruas da cidade agrestina há 54 anos, será registrado como Patrimônio Imaterial de Pernambuco pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). A outorga oficial, segundo um dos conselheiros do órgão, Marcus Prado, deve ocorrer pelo Governo do Estado nas próximas semanas ou, no máximo, até o carnaval, em fevereiro de 2017.
De acordo com o CEPPC, vinculado à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o projeto de lei que solicitou o título de Patrimônio Imaterial aos Caiporas partiu da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) e recebeu parecer favorável à concessão do mérito, após as fases de apresentação da documentação exigida pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e defesa do pedido.
Os Caiporas desfilam no carnaval de Pesqueira, distante 214 quilômetros do Recife, desde 1962, quando um dos fundadores da agremiação, João Justino de Melo, conhecido por Gilete, oficializou a brincadeira. Os bonecos, cuja cabeça é desproporcional em relação ao restante do corpo e confeccionada com um saco de estopa, se caracterizam pelo uso de um paletó, camisa de manga comprida, gravata e calças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.