ACADEMIA

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Com 10 nordestinos na Série C, CBF encontra cenário inédito para formatar o campeonato


Com o encerramento da Segunda Divisão, a Série C tem os seus participantes definidos para a próxima temporada. Ao todo, 10 times do Nordeste disputarão a competição em 2019, formando um cenário inédito dentro do atual formato do torneio, com 20 clubes divididos em dois grupos de 10. Anteriormente, os grupos eram repartidos com equipes do Norte e Nordeste de um lado e Sul, Sudeste e Centro-Oeste do outro. Desta vez, a CBF terá que mudar este molde, mas ainda não há um pronunciamento oficial sobre o que será feito exatamente.
Paysandu, Juventude, Sampaio Corrêa e Boa Esporte foram os rebaixados da Série B. Vindos da Quarta Divisão, Ferroviário-CE, Treze, Imperatriz-MA e São José-RS. Desta forma, os times da região Norte que, até a atual temporada estavam no grupo A, devem descer para o grupo que contempla as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mantendo o critério geográfico, o Grupo A deverá ser a casa dos nordestinos, que pela primeira vez emplacam 10 representantes na Terceira Divisão.
Uma das possibilidades veiculadas era de haver um deslocamento de Náutico ou Santa Cruz para o Grupo B, com os clubes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Questão que já foi rechaçada pelo vice-presidente de futebol do Timbu, Diógenes Braga. “Essa possibilidade (de Náutico e Santa irem para o grupo B) não existe. O que irá definir essa divisão de grupo é a questão logística, não é a questão regional. Nessa situação, o próprio Atlético-AC estaria mais próximo porque Rio Branco, praticamente todo voo faz conexão em Brasília. Com isso, a logística para ele até ajudasse. Tem as situações dos times do Maranhão, de Belém e mesmo o Confiança, que por ser de Sergipe estaria mais próximo também do sudeste”, exemplificou Diógenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.