Por Charles Araújo
O Blog de Charles Araújo (CA-BlogTV), de Santa Filomena, Sertão do Araripe pernambucano, vem acompanhando nos últimos anos o passo a passo dos acontecimentos nos municípios do estado de Pernambuco, pertinentes ao benefício social proveniente as três esferas do executivo, em parceria com a classe de trabalhadores rurais na agricultura familiar, o Garantia Safra, que nos últimos anos beneficiou diretamente famílias carentes do Sertão e Agreste em períodos difíceis (por falta de safras e/ou chuvas), mas desde o final do ano passado (2018), dezenas de municípios pernambucanos ficaram ‘a ver navios’ diante da provável perda do referido benefício. Municípios culpam o IBGE, Governo do Estado culpa o Governo Federal e IBGE justifica que houve erro no fornecimento dos dados de análise do resultado das safras nos municípios prejudicados, dando a entender que a culpa é das secretarias municipais de Agricultura.
Enquanto isso, os agricultores não recebem e não tem nenhuma segurança de que não perderão pelo que pagaram seus aportes em dia, e mesmo sem receberem pelo que tem direito, tiveram que pagar os aportes das próximas safras (2019 e 2020), mas não saiu ainda e talvez não sairá o benefício de 2018.
É muito provável que o município de Santa Filomena, tenha perdido mais de R$ 2 milhões que beneficiaria mais de 2.700 famílias.
Municípios e Estado nem falam mais a respeito desse grande prejuízo a milhares de famílias carentes, que questionam nas reuniões de associações e conselhos municipais, porém sem se quer um esclarecimento à altura do necessário.
Não é uma questão de criticar prefeitos ou achar culpados, mas sim, um dever de todos os envolvidos tentarem resolver o problema com mais efetividade. Porque no final das contas, todos nós pagamos quando falta dinheiro circulando para melhorar a economia dos municípios.
Próximas safras
Outro fator que nos chama a atenção sobre o Garantia Safra, é que embora os agricultores venham pagando fielmente seus aportes ano a ano, depois da mudança no Governo Federal e respectivamente nos ministérios, a pasta que era responsável pelo Garantia Safra, Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA), mudou para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, que desde então não disponibiliza as informações sobre a quitação dos aportes pelos municípios e estado. Diante disso, ninguém sabe se os prefeitos e o governador estão quitando os aportes dentro do prazo, que é dever dos municípios e Estado, ou se ainda terão direito ao benefício, que já se tornou a mais longa espera de todos os anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.