segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Simulado de segurança treina moradores na região da Barragem Copiti, em Custódia


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realizou a segunda rodada de exercícios simulados em segurança de barragens com a população das comunidades Poço Escuro e Samambaia, situadas à jusante (abaixo) da Barragem Copiti, em Custódia, no Sertão pernambucano. A estrutura é parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A ideia é garantir a preparação dos moradores em caso de uma eventual necessidade de evacuação nas localidades.
“O treinamento é preventivo, visa garantir a segurança das comunidades e não significa que exista risco de rompimento na área. A Barragem Copiti, a partir de avaliações, foi considerada segura, com suas estruturas em condições normais de operação e passa por constantes processos de monitoramento”, afirma Elianeiva Odísio, coordenadora-geral de Programas Ambientais do Projeto São Francisco.
Segundo o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do MDR, Antônio Luitgards Moura, os pontos mais importantes do treinamento foram os exercícios para as rotas de fuga em caso de riscos. “Até as crianças, alunos e alunas na região, participaram para aprender a como agir em situações de emergência. É muito importante que toda a comunidade saiba o que deve fazer e o que precisa ser evitado”, destacou.
A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Barragem Copiti. Cada um dos 29 reservatórios do Projeto São Francisco possui seu próprio documento, e a produção dessas metodologias atende ao estabelecido no Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Serão realizados simulados com comunidades que vivem nas imediações de todos os reservatórios que integram o empreendimento.
O simulado foi conduzido por técnicos do MDR, em parceria com a Defesa Civil local, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Projeto São Francisco
Considerada a maior obra de infraestrutura para abastecimento de água no País, o Projeto de Integração do Rio São Francisco beneficiará 12 milhões de pessoas, em 390 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte. Entre as estruturas que o compõem, merecem destaque os 29 reservatórios projetados ao longo dos 477 quilômetros de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.