ACADEMIA

sábado, 31 de agosto de 2024

3ª Feira de Literatura de Cordel será realizada em setembro em Serra Talhada

 


Entre os dias 16 e 20 de setembro será realizado no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, a 3ª Feira de Literatura de Cordel do Sertão. O evento celebrará a rica tradição do Sertão nordestino, através de diversas atividades artísticas e culturais.

A programação conta com lançamentos de livros, recitais, leitura dramatizada, teatro, cinema, danças populares, mesa de glosas, a série de palestras “Papo de Poesia”, exposição de artesanatos e gastronomia.

Produzido pela Fundação Cabras de Lampião, o evento tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, com apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


 

Prefeito Anchieta Patriota convida a população para grande evento em Carnaíba neste sábado

 


O prefeito Anchieta Patriota, de Carnaíba, fez um chamado especial à população para participar de um grande evento que acontecerá neste sábado (31). Em um convite caloroso, Anchieta se referiu a amigos e amigas de Carnaíba a se reunirem em uma celebração democrática marcada pela paz e tranquilidade.

“Estamos convocando a militância para que façamos um grande evento democrático de muita paz e muita tranquilidade”, declarou Ao prefeito. Ele enfatizou a importância de uma campanha propositiva, voltada para a discussão de ideias junto ao povo, refletindo seu compromisso com uma política baseada no diálogo e na colaboração.

Anchieta, que já enfrentou intimidações e violência no passado, destacou a importância de enfrentar esses desafios com paciência e calma. “Eu que já fui vítima no passado de intimidação e violência, resisti com muita paciência e muita calma. A gente tem que trazer uma campanha de forma propositiva, trazendo as ideias para uma discussão junto com nosso povo”, afirmou.

Também ressaltou os avanços significativos de Carnaíba nas áreas de educação e saúde, mencionando que os institutos de pesquisa já demonstram a aprovação do atual governo. Em meio a este contexto, o evento deste sábado também servirá para apoiar a candidatura do candidato Berg 40, que representa continuidade e progresso para a cidade.

“Vamos fazer uma belíssima festa”, concluiu Anchieta, demonstrando entusiasmo e otimismo para o encontro que promete ser um marco na campanha. A população de Carnaíba está convidada a participar e celebrar este momento importante para a cidade, reforçando o espírito de união e progresso.


 

São José do Egito e Serra Talhada recebem visita técnica do Moradia Legal Pernambuco

 


Quatro dias de atividades teóricas e práticas de regularização fundiária urbana em áreas de interesse social com a participação de 100 integrantes de cartórios e prefeituras de 17 cidades do Sertão do Pajeú. Assim foi a visita técnica do Moradia Legal Pernambuco (MLPE) realizada entre os dias 27 e 30 de agosto no interior do Estado. A iniciativa inédita teve como base as cidades de São José do Egito e Serra Talhada, que receberam participantes para reuniões, videoconferências e estudos em laboratórios, além de trabalhos de campo em conjuntos habitacionais.

Com mais de 33 mil títulos de propriedade de imóveis entregues gratuitamente a famílias pernambucanas em 6 anos de existência, o Moradia Legal Pernambuco é coordenado pelo Tribunal de Justiça (TJPE) em parceria com diversas instituições. Tal organização é considerada pela coordenadora adjunta do programa, a servidora Sara Lima, como responsável pelo êxito da iniciativa. “É um trabalho conjunto, teórico e prático, com amplo suporte e integrado entre órgãos do Judiciário e do Executivo nas esferas municipal, estadual e federal. Tudo isso com foco na população de nosso Estado”, destacou.

A visita técnica ao Sertão do Pajeú teve início em São José do Egito nos dias 27 e 28 de agosto. No auditório da Escola Técnica Célia Siqueira, aconteceu a abertura da visita com a presença da juíza Roberta Viana Jardim (Corregedoria da Justiça de Pernambuco) e de representantes das universidades Federal (UFPE) e Federal Rural (UFRPE), da Associação de Registradores de Imóveis (Aripe), da Associação de Notários e Registradores (Anoreg/PE) e da Associação Municipalista (Amupe).

Para o procurador do município de Ingazeira, Antônio de Pádua, a visita técnica trouxe informações e novos conhecimentos sobre regularização primordiais para o aprimoramento do serviço. “Destaco o quanto foi importante, o quanto foi grandiosa essa visita do projeto desenvolvido pelo Tribunal de Justiça, através do Moradia Legal Pernambuco em parceria com diversas instituições, trazendo esse curso prático e presencial aqui para a região. O curso superou todas as nossas expectativas, porque, além das aulas teóricas, tivemos simulações e aulas práticas. Outro destaque é para o ouvir nossas demandas e sugestões, e isso foi extremamente importante”, reforçou.

Além de equipes das cidades-sede, São José do Egito e Serra Talhada, a visita técnica contou com representantes de cartórios e prefeituras das cidades de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama.


 

Uol faz entrevista com Mayco da Farmácia, candidato único à Prefeitura de Solidão

 


Uol

O município de Solidão, no Sertão de Pernambuco, tem apenas um candidato disputando a prefeitura nas eleições deste ano. Com o sugestivo nome que a cidade carrega, o cenário político de Solidão tem chamado a atenção na região. Além da candidatura solo para gerir a cidade, todos os 14 candidatos que disputam as nove cadeiras para vereador são da mesma coligação.

O município de pouco mais de 5 mil habitantes é administrado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) há 16 anos. Quem deve manter a hegemonia do partido desta vez é Mayco Pablo Santos Araújo, o Mayco da Farmácia, de 36 anos. Esta é a primeira vez que Mayco, que é funcionário público concursado no setor de licitações, disputa uma eleição.

A escolha foi definida pelo atual prefeito de Solidão, Djalma Alves de Souza, o Djalma da Padaria, de 60 anos. “O Mayco é o pregoeiro do nosso município, foi isso que me levou a colocar ele como prefeito. Lógico que os ex-prefeitos queriam ser, mas depositei essa confiança no Mayco por ver nele gestão pública, que é isso que os municípios brasileiros precisam”, argumenta Djalma.

Para o prefeito, o fato de a eleição ter apenas um candidato é resultado de sua administração. “Eu mudei toda a estrutura de gestão. Até os opositores acharam que a nossa gestão estava corretíssima, então ficamos em um grupo só”, avalia.

Segundo Djalma da Padaria, na hora de escolher o candidato, alguns vereadores cogitaram se opor, mas teriam entendido que não haveria condições mínimas de rivalizar. “Por isso não teve oposição. Eles não tiveram forças para se levantar porque não tinham apoio da população”.

Mayco também segue o raciocínio do seu padrinho político e diz que a ausência de oposição se deve aos trabalhos recentes na administração da cidade. “Não é questão de ser é questão de ser ditadura, não é questão de ser algo imposto. Tem resultado e tem a resposta do povo”, ele resume.

Antes dos registros de candidatura, ainda tinha um ou outro que falava que iria sair como candidato. Mas acho que o que pesou foi eles pensarem assim: ‘Vou ser candidato para perder?’, disse Mayco da Farmácia.

Questionado sobre a ausência de oposição também na disputa por vaga na câmara municipal, o postulante diz que não há mecanismos locais que impeçam a oposição de apresentar candidaturas. “Aqui, inclusive, é uma cidade marcada por ter uma oposição. Por exemplo, digamos que a eleição termine hoje, até fevereiro do ano que vem já terá candidato lançado contra, porque já haverá os rachas no grupo e entre os vereadores. Aqui é uma cidade que tradicionalmente acontecia isso”.

Com relação aos 16 anos de PSB na cidade, o candidato se mostra cauteloso sobre a necessidade de uma alternância de poder. “Se for um grupo que crie um formato de ditadura, que só beneficie certas quantidades de pessoas, realmente necessita a alternância. Agora, se for um grupo que trabalha em prol da população, então a própria população reconhece isso e dá as respostas nessa forma de apoio, sem querer uma mudança”, diz.

Frio na barriga

Para o candidato, não dá para entrar no clima de ‘já ganhou’ mesmo sem adversários. Ele diz que o ritmo é praticamente o mesmo de um pleito com concorrentes.

O fato de não ter oposição só tirar aquela pressão política que existe, aquelas ofensas, aquelas questões de ficar jogando conversa de um lado para o outro. Mas em relação ao trabalho em si, ele é praticamente o mesmo “A gente tem que visitar os setores, tem que andar nas casas, encontrar com as famílias, fazer reuniões. O que muda é que não vai ter uma oposição pegando no seu pé em algum detalhe”, completa.

Ele, que nunca disputou uma eleição antes, confessa estar sentindo um frio na barriga ao se imaginar como prefeito. “Tudo que é novo gera aquele frio na barriga, porque você nunca lidou com aquilo. Eu lidava com o meu setor, com minha equipe de trabalho, mas a área de atuação de um prefeito é muito mais ampla. Você vai ter que lidar com pessoas de diferentes pensamentos, com várias situações, favoráveis e desfavoráveis. Então gera aquele sentimento, aquele friozinho, mas, como em toda minha vida, eu nunca me abaixei para nada”.

Mayco tenta contrapor o discurso de que é inexperiente na política apresentando um pouco da influência da sua família na região. “Apesar de eu não ter me engajado na política anteriormente, eu tenho pessoas ligadas à política em toda minha família. Tenho tio vereador, ou outro tio que hoje é pré-candidato a vereador, e familiares que já foram prefeitos, como Cida Oliveira, que é minha prima”, conta. Cida foi prefeita de Solidão de 2009 a 2016.

Candidatura solitária?

Tanto Djalma quanto Mayco parecem não muito felizes com os comentários na internet que relacionavam a situação de um candidato solitário com o nome da cidade.

“Eu acho que, quando uma pessoa faz essas analogias no mundo das redes sociais, está um pouco desinformada. Antes de falar: ‘em Solidão é uma candidatura solitária’, teria que ver o porquê. Por que não teve oponente? Antes de fazer um comentário desse, a pessoa deveria pelo menos ver a situação política do município”, critica o candidato.

“Eu vi vários comentários sem fundamento de pessoas que não têm conhecimento da nossa cidade, do nosso turismo religioso”, retruca o prefeito Djalma. “Algumas pessoas criticam por ser candidato único e de Solidão, aí é solitário. Mas somos uma cidade acolhedora, muito alegre, um povo humilde, guerreiro, trabalhador, aguerrido, que sabe, na verdade, o que é”.


 

Estimativa do IBGE mostra crescimento da população no Sertão do Pajeú; Afogados da Ingazeira tem hoje 42.407 habitantes

 


O IBGE divulgou nesta quinta-feira (29) a estimativa populacional dos 5.570 municípios brasileiros.

Na região do Pajeú, houve aumento da população em todos os municípios, se levado em consideração o último Censo. Um exemplo é Serra Talhada, que passou de 92.228 habitantes para 98.143. Afogados da Ingazeira foi outro que registrou crescimento, saindo de 40.241 para 42.407.

O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Veja a estimativa completa:

  • Serra Talhada passou de 92.228 para 98.143
  • Afogados da Ingazeira passou de 40.241 para 42.407
  • São José do Egito passou de 31.004 para 32.491
  • Tabira passou de 27.681 para 29.093
  • Flores passou de 20.347 para 20.835.
  • Carnaíba passou de 18.644 para 19.513
  • Triunfo passou de 14.705 para 15.142
  • Itapetim passou de 13.788 para 14.232
  • Santa Cruz da Baixa Verde passou de 11.567 para 11.933
  • Iguaracy passou de 11.082 para 11.366
  • Santa Terezinha passou de 10.244 para 10.513
  • Tuparetama passou de 8.005 para 8.252
  • Brejinho passou de 7.720 para 8.010
  • Quixaba passou de 6.554 para 6.755
  • Calumbi passou de 5.228 para 5.367
  • Solidão passou de 5.210 para 5.403
  • Ingazeira passou de 4.768 para 4.959


 

Festival Arraiá da Juventude movimenta Serra Talhada

 


O Festival Arraiá da Juventude traz diversas atividades culturais e artísticas em Serra Talhada e conta com apresentações de Dança, Música Instrumental, Teatro, Artesanato e Oficinas Culturais direcionadas para a juventude da região, que representa a esperança de um futuro melhor e socialmente é caracterizada pelo desejo, emoção, inconstância e a vontade de transmutar ideias e conceitos que já não cabem mais no espaço-tempo que estamos agora.

O evento que acontece, no próximo dia 5 de setembro conta com uma programação  imersa na cultura popular nordestina com apresentações de dança com o Xaxado, Música Instrumental com Orquestra Filarmônica, Forró, Teatro para crianças, Empreendedorismo e Artesanato, além das Oficinas Culturais.

De acordo com a organização do evento, a ideia de trazer a música instrumental para o festival é justamente para enaltecer e valorizar os artistas instrumentistas pernambucanos, fortalecendo o segmento artístico, além de proporcionar a esses jovens a oportunidade de participar e prestigiar criações de cultura que os representam.

O Festival será aberto ao público e todas as atividades propostas, contará com intérpretes de libras e a impressão em Braile da programação do evento. A Contrapartida Social do projeto é realizar uma oficina gratuita de introdução à cultura popular através de vivências com as danças populares, para estudantes de escolas públicas e uma oficina gratuita de vivências em empreendedorismo cultural criativo, para mães de estudantes de escolas públicas periféricas. Será disponibilizado ônibus para buscar esses alunos e mães para participarem das oficinas em horários diferentes aos da realização das outras atividades do projeto.

Atrações:

  • Loirão
  • Cia Tindolelê
  • Grupo de Xaxado Cangaceiros de Vila Bela
  • Orquestra Filarmônica de Serra Talhada
  • Feira de Empreendedorismo Cultural
  • Oficina Cultural de Dança para Crianças
  • Oficina de Empreendedorismo Cultural


 

Gasolina e etanol fecham agosto com preços nos postos acima da inflação, diz ValeCard

 


Estadão Conteúdo

Os preços da gasolina e do etanol fecharam o mês de agosto acima da inflação do período, mostra levantamento feito pela ValeCard entre 27 de julho e 26 de agosto em mais de 25 mil postos de combustíveis do País. A gasolina subiu 1,30%, enquanto o etanol avançou 1,86%, ultrapassando o índice geral da prévia da inflação de agosto (IPCA-15), divulgado nesta semana pelo IBGE, e que apontou desvalorização do poder de compra de 0,19%

Mesmo quando comparado especificamente com o setor de Transportes do IPCA-15, que registrou alta de 0,83%, o aumento de preços medidos nas bombas dos postos se mostrou superior. Já o diesel S10, mais amplamente utilizado por frotas de caminhões e ônibus, por ser menos poluente, foi o único a apresentar estabilidade, registrando 0,03% de variação positiva.

Diferentemente do IBGE, que calcula por amostragem, o levantamento da ValeCard é apurado a partir dos pagamentos realizados nos postos de combustível, mostrando os valores médios reais pagos pelos motoristas, informou a empresa. Na comparação com os preços de agosto de 2023, a gasolina subiu 5,26%; etanol, 7,87%; e o diesel 8,52%.

“A variação dos preços dos combustíveis tem que ser vista por diferentes fatores. Estamos passando agora pelo primeiro reajuste da Petrobras para as distribuidoras, o que impacta diretamente o preço da gasolina na bomba. Com isso, a tendência é que os motoristas abasteçam mais com etanol, combustível que já está impactado com menor disponibilidade pelo período de entressafra da cana de açúcar. Esses fatores combinados fazem com que o preço suba ainda mais”, diz Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio da ValeCard.

Em agosto, segundo a empresa, foi mais barato abastecer com etanol na maioria dos estados brasileiros, com exceção do Amazonas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

De acordo com o levantamento, a média dos preços da gasolina no Brasil, em agosto, foi de R$ 6,27 por litro, enquanto em julho o valor médio era de R$ 6,18. O etanol foi encontrado por um valor médio de R$ 4,20, cerca de sete centavos mais caro por litro do que em julho, quando custava cerca de R$ 4,13. O diesel S-10, que teve a menor variação entre os combustíveis, teve preço médio de R$ 6,24 em agosto, contra R$ 6,23 em julho.

Anual

O maior salto de preços, indica o levantamento, foi na comparação anual, entre agosto de 2023 e deste ano. No período, a gasolina passou de um valor médio de R$ 5,85 para R$ 6,27, um aumento de R$ 0,42 por litro, ou mais 7,01%. O etanol também teve alta significativa, passando de um preço médio de R$ 3,82 em agosto do ano passado para R$ 4,20, avançando 9,98%. O diesel passou de um valor médio por litro de R$ 5,75 para R$ 6,24, alta de 8,52% na comparação anual.

Para se ter uma ideia, informa a ValeCard, um modelo de automóvel popular, com tanque de combustível de 55 litros, gastaria em média em agosto do ano passado R$ 321,75 para encher o tanque com gasolina, enquanto neste ano o valor subiria para cerca de R$ 344,85, uma diferença de R$ 23,10.

De acordo com a ValeCard, a gasolina mais barata foi encontrada em São Paulo, com média de preço por litro de R$ 6,04. Na outra ponta, o Acre apresentou o litro do combustível mais caro do Brasil, com preço médio de R$ 7,12, mais de R$ 1 de diferença.

No caso do etanol, Rondônia foi o estado com o preço mais baixo em agosto. O preço médio no estado caiu 18,5%, passando de R$ 4,78 para cerca de R$ 3,89. Porém, segundo a ValeCard, a tendência é de alta, devido à seca na região, que afeta o rio Madeira, principal canal de escoamento de produtos para a região

Já o preço mais caro por litro de etanol foi encontrado na Paraíba, por R$ 4,66 em média, valor que está em linha com o encontrado no restante do Brasil. O biocombustível tem passado por sucessivos aumentos nos últimos meses, tendo como uma das principais causas – segundo os sindicatos da categoria – a entressafra da cana de açúcar, que diminui a disponibilidade do produto e faz com que distribuidores e postos subam os preços para recuperar as margens.

Embora a média nacional para o litro de diesel S10 seja de R$ 6,24, dependendo da região do Brasil o preço pode ultrapassar os R$ 7, como é o caso de Roraima, onde o combustível foi encontrado a R$ 7,15. Já o diesel S10 mais barato em agosto beneficiou os motoristas de Santa Catarina, que apresentou média de R$ 6,07.


 

Lula diz que gás de cozinha fará parte da cesta básica até o final de 2026


Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, até o final de seu terceiro mandato, o botijão de GLP, o gás de cozinha, fará parte da cesta básica. Na fala, ele rebateu as críticas de que isso representaria um gasto para o governo: “Quando faz benefício para povo pobre, custa caro”.

A declaração ocorreu nesta sexta-feira, em entrevista à rádio MaisPB, da Paraíba. “Nós tomamos a decisão de que, até 2026, o gás será dado de graça para 21,6 milhões de famílias”, disse. “O gás vai fazer parte da cesta básica”.

Na avaliação do presidente, o gás de cozinha tem que ser tratado como algo “elementar” para a população. “Da mesma forma que ele (cidadão) quer feijão, quer arroz, ele precisa do gás para cozinhar tudo isso”.

Na declaração, Lula já se prontificou a rebater críticas sobre o dinheiro direcionado aos benefícios. “O que é caro neste país é nossa dívida, pagamento de juros. Isso que é caro. Não fui eleito pelo mercado, acho que eles nunca votaram em mim. Então, eu não governo para o mercado, governo para o povo”, afirmou.

Nesta semana, o presidente já havia cobrado a inclusão do gás de cozinha na cesta básica. “O gás é barato. A Petrobras não tem o direito de queimar gás. Ela tem o direito de trazer o gás e colocar o gás à disposição desse povo. Para que o povo pobre possa fazer comida, se não vai fazer a volta à lenha”, declarou na última segunda-feira, em solenidade no Ministério de Minas e Energia.

A engenharia financeira criada pelo governo Lula para financiar o novo Auxílio Gás turbinado foi recebida com preocupação por especialistas em contas públicas. A avaliação é que se trata de um potencial drible do governo para a realização de gastos fora do Orçamento público e, portanto, fora do limite de despesas do arcabouço fiscal.

O objetivo do projeto de lei do governo, que aguarda análise do Congresso, é quadruplicar o valor do programa até 2026, ano de eleição presidencial. Com isso, o desembolso saltaria dos atuais R$ 3,4 bilhões para cerca de R$ 5 bilhões em 2025 e alcançaria R$ 13,6 bilhões em 2026, segundo as projeções do ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia. Já o público-alvo seria expandido para 20,8 milhões de famílias.

O texto prevê que o programa, rebatizado de Gás para Todos, será operado pela Caixa Econômica Federal, que poderá receber dinheiro diretamente de empresas de petróleo. “Parece uma repetição de governos anteriores, que buscaram métodos criativos de gastar sem que a despesa aparecesse na peça orçamentária”, afirmou o pesquisador do Insper Marcos Mendes.


 

Raquel Lyra visita local da tragédia e promete reconstruir Santuário

 


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou, na noite desta sexta-feira (30), que o Estado vai assumir as obras para reconstruir o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife.

O desabamento do teto da igreja, que aconteceu à tarde, deixou duas pessoas mortas e 21 feridos.

“A gente vai colocar em pé, de novo, a estrutura da igreja, declarou a governadora em visita o local da tragédia. Ela chegou por volta das 19h20, após cancelar compromissos oficiais no Sertão.

No Morro da Conceição, Raquel lamentou a tragédia e prestou solidariedade às vítimas.

O desabamento aconteceu um dia após a celebração que reuniu mais de 800 pessoas, na noite de quinta, para iniciar a contagem regressiva de 100 dias para a festa de Nossa Senhora da Conceição. A celebração o completa 120 anos em 2024.

Com o calendário apertado, Raquel não se quis prometer que a obra de reconstrução ficará pronta até o dia da festa. “Se for possível, vamos fazer”, disse. “A gente nao sabe sequer qual é o valor do investimento que precisa ser feito.”


 

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Marquinhos Melo se destaca em debate e mostra que é o candidato a vice mais preparado ao lado de Dr.Pedro Alves, para governar Iguaracy

No debate promovido pela emissora de rádio Afogados FM 87,9 na manhã hoje sexta-feira 30 de agosto na cidade de Afogados da Ingazeira, o candidato a vice-prefeito de Iguaracy, Marquinhos Melo (PSDB), foi o melhor e  mostrou o seu preparo com gestão pública.

Representando a coligação “O Trabalho Continua”, liderada pelo candidato a prefeito Dr. Pedro Alves (PSDB), Marquinhos apresentou propostas contundentes e demonstrou segurança ao abordar temas importantes para a população de Iguaracy, como: saúde, agricultura, educação entre outros. Sua performance no debate foi amplamente elogiada pelos ouvintes da rádio Afogados FM pelas redes sociais.

Marquinhos Melo, rebateu a fala do seu oponente quando ele disse que teria que voltar o Terra Pronta, "Como é que vai voltar uma coisa que tem no município? Todos os anos é feito o programa de aração de terras no município de Iguaracy, através, inclusive, de tratores que conseguimos  para as associações, através de articulação política com a Codevasf, com o próprio INCRA, com o Governo do Estado. Então não tem como voltar uma coisa que está em execução. Terra Pronta está em plena execução e vamos ampliar essa oferta também. E o candidato falou muito genericamente em saúde. E as outras áreas? Educação, que é importante, assistência social, como é que vai ter? Não tem no plano de governo essas áreas? Ele falou da saúde, que vai levar a especialidade para dentro de uma associação particular. Nós temos no município um centro de especialidade com vários médicos e especialistas atendendo. Agora leva para uma associação particular com fins eleitoreiros. Inclusive, um deputado que tinha colocado uma emenda para Iguaracy. Estávamos com o plano de trabalho aprovado e essa emenda foi retirada do município. E um certo valor foi colocado para dentro dessa associação. Então, cadê a democracia? Nós temos lá um centro de especialidades com todos os atendimentos. Nós temos um hospital com médicos todos os dias. E outra coisa, o plano de governo não é só essa parte não. No nosso plano de governo ele é complexo, ele é amplo, ele é macro. Então nós vamos atender em todas as áreas. Quer dizer então que o plano de governo do candidato só é agricultura e muito genericamente saúde. E a assistência social? E as famílias que estão em situação vulnerável? Não vai ter nenhum cuidado? Não vai ter nenhuma atenção? Cadê a atenção com as outras áreas? Não vejo que tá tendo no plano de governo", concluiu Marquinhos Melo.

Com um histórico de destaque na administração do atual prefeito Zeinha Torres (PSDB), Marquinhos não hesitou em responder a todas as perguntas, reafirmando seu compromisso com a transparência e a responsabilidade. Ao longo de sua apresentação, ele destacou a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na cidade pelo prefeito Zeinha.

O candidato a prefeito de Iguaracy Dr. Pedro Alves (PSDB) e o atual prefeito de Iguaracy Zeinha Torres (PSDB), elogiaram a participação de Marquinhos, no debate. Marquinhos Melo, ao chegar em Iguaracy após o debate foi recebido por apoiadores que realizaram uma carreata.

No próximo domingo, 1º de setembro, a agenda de campanha continuará com a inauguração do comitê "O Trabalho Continua" em Jabitacá. O deputado estadual Kaio Maniçoba (PP), já confirmou presença no evento que promete reunir ainda mais apoiadores da chapa. A concentração para a nova e grande carreata será na praça Antônio Rabelo em Iguaracy frente ao comitê da coligação às 13h45, onde a carreata seguirá destino ao local do evento em Jabitacá que será às 16 horas. Os participantes são incentivados a vestir camisas azul e amarela para demonstrar união e força da coligação.

Marquinhos expressou sua gratidão pelo apoio recebido até agora e reafirmou seu compromisso em trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento de Iguaracy.

O candidato a prefeito Dr. Pedro Alves (PSDB) seu vice Marquinhos Melo (PSDB), o prefeito de Iguaracy Zeinha Torres, candidatos a vereador da coligação que fazem parte da chapa com os partidos:

PSDB, PSD, PT, MDB e PCdoB falam em um grande evento que também vai contar com a presença de várias lideranças políticas em Jabitacá.


 

Brasil terá nova onda de calor em setembro com possíveis recordes e temperatura além de 40ºC

 


Uma nova onda de calor deve se intensificar nos próximos dias e elevar as temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país. Há previsão de mais de 40ºC em parte do Centro-Oeste.

De acordo com a Climatempo, a partir da primeira semana de setembro, uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer no Brasil, dando início ao fenômeno já na próxima segunda-feira, dia 2.

Ainda segundo o serviço de meteorologia, os atuais modelos meteorológicos sugerem que essa onda de calor pode ser mais prolongada, com temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país.

“Quanto às temperaturas, o Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso, deve registrar mais de 40°C. Estados como Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo também devem se aproximar dos 40°C”, diz Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.

“Não podemos também descartar a possibilidade de alguns recordes de calor. Com essa onda de calor no final do inverno, é possível que algumas regiões registrem as temperaturas mais quentes para esta época nos últimos anos”, acrescenta.

Por causa do fenômeno, a Climatempo diz que a umidade do ar ainda pode atingir valores de emergência – abaixo dos 12% – em muitas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Com o tempo seco e a atmosfera estagnada, a concentração de poluentes também tende a aumentar, o que deve prejudicar significativamente a qualidade do ar nos próximos dias.

O que é uma onda de calor?

A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.

No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.

A Climatempo explica ondas de calor são comuns nesta época do ano, especialmente em setembro. Isso ocorre porque, durante esse período, o país está na transição do inverno para a primavera, quando a insolação aumenta, e a radiação solar se intensifica.

Esse processo aquece mais o solo e o ar, resultando em temperaturas mais altas. Além disso, as condições secas típicas do final do inverno também contribuem para esse aquecimento.

Apesar disso, nos últimos anos, essas ondas de calor têm se tornado mais intensas, antecipadas e prolongadas.

Com isso, a expectativa é de que a chuva só chegue a partir da segunda quinzena de setembro até o início de outubro.


 

Pernambuco tem aumento na população e IBGE contabiliza 9,5 milhões de habitantes

 


Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (29) mostram que a população estimada de Pernambuco é de 9.539.029 habitantes. A contabilidade foi feita até o dia 1º de julho deste ano e mostra um aumento 5,3% em relação aos dados ajustados do Censo 2022, que informou que o estado tinha 9.058.931 pessoas.

Pernambuco é o sétimo estado brasileiro mais populoso, atrás apenas de São Paulo (45.973.194), Minas Gerais (21.322.691), Rio de Janeiro (17.219.679), Bahia (14.850.513), Paraná (11.824.665) e Rio Grande do Sul (11.229.915).

Além disso, Pernambuco é o segundo mais populoso do Nordeste, atrás somente da Bahia. Pernambuco está à frente do Ceará (9.233.656), Maranhão (7.010.930), Paraíba (4.145.040), Rio Grande do Norte (3.446.071), Piauí (3.375.646), Alagoas (3.220.104) e Sergipe (2.291.077).

Os números do IBGE ainda mostram que o Recife possui 1.587.707 habitantes,1.587.707 habitantes, 6,6% a mais do que os números divulgados no Censo de 2022, quando foram contabilizadas 1.488.920 pessoas.

Jaboatão dos Guararapes é a segunda cidade mais populosa do estado, com (683.285 habitantes, seguida de Petrolina (414.083), Caruaru (402.290), Olinda (365.402) e Paulista (362.960).

Por outro lado, o município com a menor população em Pernambuco é Itacuruba, no Sertão, com 4.490 habitantes. Pelo fato de Fernando de Noronha ser considerado um distrito, não entra nesta contagem. O arquipélago tem 3.316 habitantes.

Confira as 10 cidades mais populosas de Pernambuco:

  • Recife – 1.587.707
  • Jaboatão dos Guararapes – 683.285
  • Petrolina – 414.083
  • Caruaru – 402.290
  • Olinda – 365.402
  • Paulista 362.960
  • Cabo de Santo Agostinho – 216.969
  • Camaragibe – 155.771
  • Garanhuns – 151.064
  • Vitória de Santo Antão – 143.799


 

Afogados da Ingazeira recebe 3ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú

 


Afogados da Ingazeira será palco em setembro da 3ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú. O evento conta com a exibição de curtas metragens abordando temas como sexualidade e religiosidade, além de oportunizar a artistas da cidade e região um espaço de expressão de arte.

Com um olhar sobre a preservação ambiental, a edição deste ano plantará 24 mudas de árvores em escolas e locais públicos ao longo do evento. Também serão realizadas oficinas de documentários, escrita literária (online), elaboração de projetos e produção cultural. Ainda haverá debates e visita guiada ao Cine São José, com a participação de alunos de escolas públicas.

A lista de filmes a serem exibidos na mostra será divulgada em setembro. O público assistirá as produções no Cine São José, entre os dias 16 e 19 de setembro, com entrada gratuita.

A 3ª Mostra da Diversidade Sexual é realizada numa parceria entre a Xerém Produções e o grupo LGBTQIA+ Filhes do Pajeú. Conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Lei Roaunet e Ministério da Cultura.


 

Polícia atrás de homem que tentou matar Ângelo Ferreira

 


A Secretaria de Defesa Social informou em nota que está em diligência para prender o autor do atentado contra o prefeito de Sertânia,  Ângelo Ferreira, no dia de hoje.

Nelson Araújo, conhecido como Nelson do Consórcio,  está foragido. Ele desferiu três golpes de faca contra Ângelo.  Informações dão conta de que ele tinha problemas pessoais e políticos contra o gestor.

Nelson tem um consórcio de motos na cidade há mais de 20 anos. É irmão do ex-vereador falecido Zequinha dos Correios e tio da atual Secretária de Saúde,  Mariana Araújo.  Ele é do lado da família ligada à oposição.  E já foi ligado a Ângelo, há muito tempo.

Dinâmica do crime: Ângelo seguia para o Banco do Brasil e viu Nelson. A informação é de que ele teria ido cumprimenta-lo, já que apesar da rixa, não tinha aparentemente um clima que levasse a isso.

Foi quando ele puxou a faca e desferiu os golpes. “A sorte foi Paulão dono do restaurante Casanobre que correu para intervir”, disse o aliado com reservas.

“Ângelo não tem esse tipo de inimigo. Mas ele deve se contaminado pelo calor da política”, disse um aliado de Ângelo.

“Tem polícia demais aqui”, acrescentou.

Veja a nota da SDS:

A Secretaria de Defesa Social informa que registrou, na tarde desta quinta-feira (29), uma ocorrência de tentativa de homicídio contra o prefeito da cidade de Sertânia. Ângelo Rafael Ferreira dos Santos, de 71 anos, foi vítima de arma branca.

Ainda na tarde de hoje foi desencadeada uma operação com o objetivo de prender o suspeito do crime. Integram a iniciativa policiais militares do BEPI, do 3º BPM e do serviço de inteligência, além de policiais civis.

Ressaltamos que as forças policiais pernambucanas, dentro de suas atribuições, estão empenhadas e adotaram todas as medidas que o caso requer.

Marcelo Patriota


 

Parque de Exposição do Cordeiro recebe a 4ª edição da ExpoAgro Nordeste

 


Da Assessoria

De 21 a 29 de setembro, acontece no Parque de Exposição do Cordeiro, a 4ª edição da ExpoAgro Nordeste. O evento voltado para os setores agrícola, agropecuário e agroindustrial da região, reunirá produtores, empresários e profissionais da área, que vão poder conferir as novidades em tecnologia, agronegócio, fazer novos contatos, fecharem negócios e impulsionarem seus empreendimentos.

A feira contará com cerca de 500 expositores, que apresentarão seus serviços e produtos para o público visitante, que também poderá participar de leilões, palestras, workshops, rodadas de negócios, praça de alimentação, feira de pequenos animais para crianças e outras atividades que visam fomentar os negócios e o desenvolvimento do agronegócio, no Nordeste.

A expectativa esse ano é de que a 4ª edição da ExpoAgro Nordeste, supere a marca de R$ 20 milhões em negócios e atraia um grande número de visitantes, incluindo produtores rurais, empresários, pesquisadores e autoridades do setor.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN), Adilson Torreão, o objetivo da feira é fomentar os setores agrícola, agroindustrial e o agronegócio da região. “É um evento importante para quem atua na área, ganhar mais visibilidade e ficar atualizado sobre as novidades, tecnologia e tendências do mercado agrícola e agroindustrial”, destacou.

Entre as atividades da Expoagro haverá a Expoinel Regional, que é a exposição de participação obrigatória paras os criadores e expositores da raça Nelore que disputam o ranking regional do Nordeste, portanto é uma exposição que deve reunir os principais criadores e expositores da região nordeste. Outra atividade com o gado será a Ranqueada do Gir Leiteiro, com normas e critérios específicos para o julgamento.

A programação completa da ExpoAgro 2024, lista de expositores, detalhes sobre as atrações e outras informações, serão divulgadas no perfil do evento no Instagram: @expoagronordesteoficial e pelo telefone (81) 99795.8048.

Serviço:

  • ExpoAgro Nordeste 2024
  • Dias: 21 de setembro a 29 de setembro
  • Hora: 9h às 22h
  • Local: Parque de Exposições do Cordeiro
  • Ingressos: segunda a quinta – inteira R$ 10,00 e meia entrada R$ 5,00 / sábado e domingo – inteira R$ 12,00 e meia entrada R$ 6,00. Ingresso social – valor de meia entrada com doação de 1kg de alimento (não perecível), de segunda a quinta-feira.
    Informações: @expoagronordesteoficial e (81) 99795.8048.


 

Prefeitura de Serra Talhada informa cachês de 10 atrações da Festa de Setembro, que somam R$ 2,2 milhões

 


Por meio da Fundação Cultural, a Prefeitura de Serra Talhada vem prestando contas sobre os investimentos na Festa de Setembro 2024. Até o momento foram divulgados os cachês de 10 atrações, que somam R$ 2,2 milhões.

Foram publicados os valores dos artistas que vão se apresentar nos dois polos: Cultural e Nacional. Juntos, esses dois setores da festa vão receber 55 atrações, entre shows e apresentações culturais.

A festividade começa hoje, com programação religiosa, e os shows principais, no Polo Nacional, ocorrem entre os dias 4 e 7 de setembro.

A relação de cachês divulgados até o momento é a seguinte:

  • João Gomes: R$ 500 mil;
  • Tarcísio do Acordeon: R$ 400 mil;
  • Felipe Amorim: R$ 350 mil;
  • Pe. Alessandro Campos: R$ 266 mil;
  • Heitor Costa: R$ 250 mil;
  • Jonas Esticado: R$ 200 mil;
  • Walkiria Santos: R$ 90 mil;
  • Assisão: R$ 60 mil;
  • Michel Brocador: R$ 50 mil;
  • William Sanfona e Banda: R$ 45 mil.


 

PSB solicita a Raquel Lyra proteção especial para candidata à Prefeitura de Sertânia após atentado contra atual prefeito

 


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) solicitou ao governo de Pernambuco proteção policial para o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, que sofreu uma tentativa de homicídio nesta quinta-feira (29). Por meio de nota, o presidente estadual do partido, Sileno Guedes, repudiou o ato de violência e informou que a Polícia Civil está ciente do caso.

De acordo com a nota, o partido já estava em estado de alerta, “mediante a ocorrência de outros episódios”. Outros casos teria acontecido contra outros candidatos, “em menos de um mês de campanha eleitoral”.

Assim, o diretório estadual solicitou à governadora Raquel Lyra (PSDB) “celeridade e rigor na apuração do crime”. O texto pediu também “proteção policial para o prefeito Ângelo Ferreira, para a candidata a prefeita de Sertânia pelo PSB Rita Rodrigues e para seus familiares”.

Confira a nota completa do PSB abaixo:

O PSB de Pernambuco recebeu com absoluta consternação a notícia referente à tentativa de homicídio sofrida pelo prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, na tarde desta quinta-feira (29). O gestor foi inicialmente socorrido em uma unidade de saúde de seu município, sendo transferido depois para Arcoverde. Atualizações sobre seu estado de saúde serão informadas em tempo oportuno, respeitando a privacidade do paciente e de sua família. Detalhes sobre o crime devem ser apurados junto à Polícia Civil.

Nos últimos dias, o PSB já havia externado preocupação mediante a ocorrência de outros episódios de violência contra candidatos do partido em menos de um mês de campanha eleitoral. Hoje, a intolerância e a insegurança mancharam de sangue outra bonita campanha que o PSB vem fazendo, atentando contra um quadro histórico e que tantas transformações já promoveu em Sertânia.

Diante da gravidade do ocorrido, o PSB encaminhou, ainda nesta tarde, ofício à governadora Raquel Lyra solicitando celeridade e rigor na apuração do crime e pedindo proteção policial para o prefeito Ângelo Ferreira, para a candidata a prefeita de Sertânia pelo PSB Rita Rodrigues e para seus familiares. Além disso, peticionou que a Polícia Militar reforce a segurança da militância de todas as candidaturas postas na cidade e da população em geral para garantir que o período eleitoral transcorra de forma pacífica.

O PSB se solidariza com Ângelo Ferreira, está ao lado dele e de sua militância nesse momento e assegura que não permitirá que violências com qualquer conotação impeçam o livre exercício da democracia em Sertânia e em todas as partes de Pernambuco.