Pernambuco

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Adagro realiza ação educativa para estimular recadastramento das Organizações de Controle Social em Pernambuco

 


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) planejou para esta semana ações educativas nos municípios do Recife e Carpina, para orientar os representantes das OCS sobre a importância de realizar o recadastramento dentro do prazo estabelecido pelo MAPA. O objetivo é garantir a manutenção das organizações no Cadastro Nacional de Produtos Orgânicos (CNPO).

No Recife, a ação de incentivo ao recadastramento das OCS acontece nesta quarta-feira (11), na feira de produtos orgânicos que funciona no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa/PE), coordenada pela equipe de fiscais agropecuários da gerência estadual de defesa e inspeção vegetal.

Em Carpina, a ação será na próxima sexta-feira (13), às 7h, na feira orgânica do Colégio Salesiano, localizado no bairro de São José. A mobilização dos representantes das OCS será realizada por fiscal da área de defesa e inspeção vegetal da regional da Adagro de Surubim, com entrega de formulários, além de orientação sobre o preenchimento e a documentação necessária para o atendimento às exigências do Edital MAPA nº 02/2024, que tem como prazo final o dia 26 de setembro.

Na semana passada, as equipes da Adagro da regional Caruaru estiveram na feira de produtos orgânicos do bairro Maurício de Nassau, orientando os membros da OCS que comercializam no local (a Associação do Produtores Orgânicos Terra Fértil, de Brejo da Madre de Deus), entidade cadastrada no CNPO.

Para se manter no Cadastro Nacional de Produtos Orgânicos (CNPO), os representantes das OCS devem comparecer aos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária ou à sede da SFA/PE, no Cordeiro, para entregar a documentação estabelecida pelo edital nº 2, de 26/6/24, do Ministério da Agricultura e Pecuária, além dos formulários devidamente preenchidos.

Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária apontam que o setor de produtos orgânicos abriga mais de 25,4 mil registros no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. A ação conjunta realizada pelos órgãos federal e estadual de defesa agropecuária visa à reabertura do Sistema de Informações Gerenciais da Produção Orgânica (SIGOrg), mantido pelo MAPA, que permite o acompanhamento dos organismos de avaliação da conformidade orgânica e do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), com dados referentes aos produtores vinculados às Organizações de Controle Social, unidades de produção e seus produtos.

Para o diretor de defesa e inspeção vegetal da Adagro, Jurandir Cavalcante Júnior, a participação dos representantes das OCS do estado neste processo de recadastramento é fundamental: “Precisamos saber quantas são, o que produzem e onde estão os nossos trabalhadores do campo que fornecem alimentos saudáveis para a população. A partir destes dados é que os órgãos estaduais e federais podem apoiar e propor políticas públicas voltadas para o fortalecimento deste segmento que já representa 1,28% das áreas de cultivo do país, segundo dados da Agência Brasil/EBC, de 2023”, enfatizou o diretor da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.