Liderado pela Mãe Tonha, o Templo Oxum Opará, realizou no último sábado 31 de Agosto, a 1° Marcha Umbandista da cidade de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco.
O ponto de concentração aconteceu as 16:00 horas no semáforo da Avenida Rio Branco com a Avenida Gustavo Fittipaldi, de onde desceram em percurso pela Avenida Rio Branco com a participação de um grande número de frequentadores e simpatizantes das tradições religiosas africanas.
A Marcha teve o intuito de conscientizar e abrir espaço na população de Afogados da Ingazeira e do Vale do Pajeú para religiões de matrizes africanas e simpatizantes.
Religiões de matriz africana é um termo utilizado, no Brasil, para se referir as religiões que se desenvolveram a partir do processo vinda dos povos escravizados do continente africano.
Além das diferentes nações do candomblé, descreve umbanda, quimbanda, candombe, omolocô e até mesmo sobre o catolicismo. As religiões de matriz africana praticadas no Caribe hispânico, francês e britânico e até nos Estados Unidos também têm espaço na enciclopédia de Nei Lopes.
No evento religioso do Templo Oxum Opará, participaram grupos das cidades de Tabira, Carnaiba, Ingazeira além de outras comunidades.
No ato final, Mãe Tonha falou da importância do movimento, sentiu se orgulhosa pela grande participação popular e que a Marcha seria a primeira de muitas que virão. Destacou a importância da religião na região e o crescimento e fortalecimento que a umbanda vem ganhando no Pajeú.
Caue Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.