Nesta terça-feira (28), a Paraná Pesquisas divulgou um novo levantamento sobre a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a preferência dos eleitores em relação ao perfil do próximo chefe do Executivo, que será eleito em 2026.
Cumprindo o terceiro ano de seu mandato, o presidente Lula tem sua administração aprovada por 47,9% dos eleitores entrevistados, enquanto 49,2% afirmaram desaprovar a gestão. Outros 2,9% não souberam ou preferiram não opinar.
Em relação à avaliação geral do governo, o estudo aponta que 35,3% dos participantes consideram o terceiro mandato de Lula positivo — sendo 13,8% que o classificam como “ótimo” e 21,5% como “bom”. Outros 22,5% consideram a administração “regular”.
Por outro lado, 41,1% dos eleitores avaliaram o governo de forma negativa: 7,6% o consideram “ruim” e 33,5% o classificam como “péssimo”. Apenas 1,3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Recorte por gênero, idade e escolaridade
O levantamento mostra que a maior aprovação do presidente ocorre entre as mulheres (48,8%), enquanto a maior desaprovação é entre os homens (50,9%).
Entre os jovens de 16 a 24 anos, o índice de aprovação é o mais alto, chegando a 54,5%. Já a desaprovação é maior entre os eleitores de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 53,2% em ambos os grupos.
Quanto à escolaridade, o maior índice de aprovação é observado entre os eleitores com ensino fundamental (59,3%), enquanto os que possuem ensino superior concentram o maior índice de desaprovação, com 57,3%.
Perfil desejado para o próximo presidente
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o tipo de perfil que desejam para o próximo presidente da República.
De acordo com o levantamento, 28,9% dos eleitores querem que o novo governante “mude totalmente a forma de governar o Brasil”, enquanto 29,9% desejam que ele “mude bastante” em relação à atual gestão.
Outros 17,1% preferem que o próximo presidente “faça poucas mudanças”, e 23% gostariam que “mantivesse a atual forma de governar”. Apenas 2% dos participantes não souberam ou não opinaram.
O levantamento da Paraná Pesquisas reflete o atual cenário político nacional e indica que, embora Lula mantenha uma base significativa de apoio, há uma divisão equilibrada entre aprovação e desaprovação de seu governo, além de um desejo majoritário da população por mudanças na forma de administrar o país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.