Triunfo-PE |
De acordo com as primeiras conclusões tiradas pelo grupo da Agência Pernambucana de Águas e Clima, que tem se reunido para dentro da previsão do serviço de meteorologia, analisarem a escassez das chuvas na região do semiárido de Pernambuco, está previsto o volume de precipitações podendo haver redução de 40% das chuvas menor que o habitual período de abril a julho, prolongando o sofrimento de quem enfrenta o quarto ano consecutivo de seca castigando o Nordeste, porque a situação piorou não existe qualquer perspectiva de mudança, podendo ser um percentual até maior.
As poucas chuvas devem ocorrer na Região do Pajeú, mas em pontos isolados e com longos intervalos, o que será insuficiente para melhor a situação da cidade deTriunfo que encontra-se em total colapso, devido o esvaziamento por completo da Barragem do Brejinho, único reservatório existente e que teve oportunidade de sem ampliada sua bacia hidrográfica durante três anos sem o precioso líquido. Faltou disposição da administração pública de promover a escavação do setor com o maquinário suficiente que a municipalidade recebeu do governo federal: carro pipa, patrol, retroescavadeira, caçambas.
Talvez a explicação mais sensata para o apontado descaso e possível desestímulo tenha sido a promessa do então pragmático ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Regional, no primeiro governo Dilma Rousseff, -desejando receber apoio para Fernando Filho ( deputado federal) e ? Coelho ( deputado estadual), garantiu milhares de horas máquinas destinadas à citada barragem através da Codevasf, reforma da Ponte Manoel Gastão, recebimento no mês de março passado de água para o município alimentado pela Adutora do Oeste. Tudo não passou de um sonho: "nem mel, nem cabaça". (Opinião Triunfo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.