ACADEMIA

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

13º Festival Cinema de Triunfo abre inscrições para comissão de análise dos filmes

 


Estão abertas as inscrições da convocatória para composição das comissões de seleção dos filmes do 13º Festival Cinema de Triunfo, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura da Cidade de Triunfo. As pessoas interessadas devem se inscrever a partir desta quinta-feira (25) e até o dia 5 de setembro deste ano, por meio da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/950). Clique aqui e confira a convocatória.

Além disso, a Secult-PE/Fundarpe também divulga as novas datas para a realização do 13º Festival de Cinema de Triunfo: a previsão é que aconteça de 7 a 13 de novembro deste ano, no Theatro Cinema Guarany e outros espaços na cidade de Triunfo e no Sertão do Pajeú. Com o novo cronograma do festival, modificado por conta da reforma e restauro que ocorre no Guarany, o anúncio dos filmes selecionados ficou agendado para o dia 14 de outubro de 2022.

Ao todo, foram 169 inscrições de vários estados brasileiros, divididas nas categorias Longa-metragem nacional (16), Curta-metragem pernambucano (57), Curta-metragem infanto-juvenil nacional (6), Curta-metragem dos Sertões (20) e Curta-metragem nacional (70).

“O Festival de Cinema de Triunfo traz a afirmação de que a política cultural para o campo do audiovisual em Pernambuco é, de fato, consolidada e reflete imediatamente na cadeia produtiva. É também, além de espaço de difusão do audiovisual pernambucano, um espaço de formação, com várias oficinas voltadas para o setor”, ressalta Oscar Barreto, secretário Estadual de Cultura.

"Vale destacar que o Festival de Cinema de Triunfo integra uma rede com uma diversidade de festivais de cinema no Estado, o que confirma como a política de audiovisual é consolidada em Pernambuco. Além do reconhecimento à produção audiovisual, o evento tem o objetivo de irradiar nossa cultura e deixar um legado para a população do Sertão do Pajeú", comenta Luciana Poncioni, coordenadora de Audiovisual da Secult-PE e do festival.


As produções concorrem a diversos prêmios, incluindo o troféu O Caretas, concedido aos filmes escolhidos pelos júris oficial (formado por professores, produtores audiovisuais e curadores) e popular. O troféu faz referência às tradicionais figuras dos caretas, personagens do carnaval pernambucano que andam pelas ruas da cidade com chicotes, chocalhos, figurinos típicos e mensagens satíricas. Os filmes serão exibidos no Theatro Cinema Guarany.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.