ACADEMIA

sábado, 27 de agosto de 2022

Plenária reúne candidatos da área de Educação da Frente Popular

 


A chamada “bancada da educação” vem forte nesta eleição em Pernambuco. Pela Frente Popular, tem candidatas e candidatos educadores do ensino básico, fundamental, técnico e universitário. Danilo Cabral, candidato a governador, já foi secretário estadual de Educação. E Teresa Leitão, candidata a senadora, é professora, deputada estadual com base na educação, e uma referência nacional e sindical na área.

Com este cenário, a Frente realizou nesta quinta feira (25) a sua Plenária da Educação. O Teatro Boa Vista lotou de profissionais da área (professores, administrativos, técnicos), estudantes e militantes. A mesa foi composta pela chapa majoritária – Danilo, Luciana e Teresa – e candidatos e candidatas ao legislativo federal e estadual que atuam na educação.

Durante a Plenária, os candidatos e as candidatas apresentaram ideias e propostas para o segmento. Danilo Cabral e Teresa Leitão assinaram uma carta de compromisso com a educação infantil. Na fala de todos, uma constatação: a chapa da Frente Popular é a mais completa em termos de representação para a educação no estado.

Teresa Leitão exaltou o papel político da educação e do educador sobretudo nessa eleição que será, no seu entender, uma “disputa de narrativas”: “Educar é um ato político. Tome posição! Não se deixe enganar. A gente tem que ter capacidade e paciência pedagógica para ensinar, para explicar o que é verdade e o que é mentira”.

A candidata a senadora, que é do PT, defendeu a candidatura de Danilo Cabral para o governo, ao falar dos projetos políticos e das ações adotadas por ele enquanto secretário estadual de educação. E concluiu: “Queremos Danilo governador, e não é só porque Lula quer não: é porque a gente quer. A gente sabe do compromisso dele com a educação”.

Danilo Cabral embasou seu discurso fazendo uma comparação de ações e votações com seus adversários, alertando que participou ativamente da defesa da educação e dos direitos dos trabalhadores na Câmara dos Deputados. E concluiu: “quero ganhar essa eleição e, daqui a quatro anos, ser conhecido como o melhor governador da educação de Pernambuco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.