ACADEMIA

domingo, 28 de agosto de 2022

No Sertão de Pernambuco, projeto investe no cacau plantado à sombra dos coqueiros

 


Com o sol intenso, em pleno sertão pernambucano, um projeto de plantio diversificado está levando inovação para a região: o cultivo do cacau em meio à cultura de coco-verde. Em sua fazenda localizada na cidade de Petrolina, a Kero Coco, água de coco do grupo PepsiCo, iniciou a plantação de cacau entre os coqueiros. O projeto prevê crescimento econômico para os agricultores e ganhos sustentáveis ao local.

Oriundo da Floresta Amazônica, o cacau precisa de sombra para se frutificar. Para isso, a Kero Coco estudou e está desenvolvendo os cacaueiros nas sombras dos coqueiros. Alguns formatos estão sendo testados na fazenda, de duas ou quatro plantas de cacau para cada sombra de coqueiro. A expectativa de produção do cacau é de 140 arrobas por hectare, sendo 800 plantas por hectare. A estimativa é de que o cultivo do cacau esteja dando resultado entre dois e três anos.


“Plantamos agora 30 hectares de cacau na fazenda e já estamos com projeto de expansão. A partir do próximo ano queremos plantar mais 20 hectares, distribuídos nas áreas dos agricultores parceiros da Kero Coco. O cacau tem alto valor agregado e a ideia é que possamos utilizá-lo para a linha de achocolatados da PepsiCo”, ressaltou Ricardo Galvão, diretor de Agronegócio da PepsiCo Brasil, durante visita à fábrica, em Petrolina. (Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.