ACADEMIA

domingo, 29 de junho de 2014

Brasil esteve a um travessão da morte nacional


 Copa do Mundo no Brasil. Que esperar da seleção brasileira? No mínimo, o máximo. E o que se vê até aqui? Bem, o time vem jogando algo muito parecido com o futebol. Só que mais feio. E o país fica se perguntando: quando, afinal, aquela equipe que brilhou na Copa das Confederações vai entrar em campo?
A coisa anda estranha desde o começo. O triunfo magro sobre a Croácia. O placar virgem contra o México. O básico convertido em apoteose contra Camarões… Todos esses avisos reclamavam uma reação no primeiro jogo da fase em que só há duas alternativas: matar ou morrer.
Pois bem. Em vez de uma resposta, sobreveio o inaceitável. No primeiro tempo, um erro banal presenteou o Chile com o empate. No segundo, registrou-se no lado do campo reservado ao Brasil um apagão. As arquibancadas do Mineirão testemunharam cenas deploráveis. Os rivais chilenos, apenas razoáveis, ditaram o ritmo aos donos da casa. A apatia flertava com o suicídio.
Eis a verdade: existe uma caveira de burro enterrada no meio-campo do Brasil. Fernandinho, que seria a correção de Paulinho, teve desempenho fraquinho. Entrou Ramíres. E nada. De duas, uma: ou é maldição ou aquela sequência de chutões erráticos é o resultado da falta de jogador.
Em respeito aos fatos, é preciso reconhecer que havia 23 jogadores em campo. Seria uma injustiça não incluir o árbitro. Ele foi o principal marcador de Hulk. Deixou de marcar um pênalti cometido contra ele. E, não satisfeito, desmarcou-lhe um gol. Mas um selecionado que se preza não pode depender só da honestidade dos árbitros.
No intervalo que antecedeu a prorrogação, alguns jogadores, mãos postas, apelaram para Deus. Como se o Altíssimo se interessasse por futebol. Melhor excluí-lo do time. Poucas vezes houve uma seleção tão sem Deus quanto essa do Brasil. Prova-o o desperdício de dois pênaltis numa série de cinco.
Para quem esperava cultuar Neymar, deve ser exasperante perceber que o goleiro virou heroi da resistência. Diz-se que Júlio Cesar, autor de duas defesas redentoras, foi o grande nome do jogo. Erro. Houve outro personagem bem mais decisivo: o travessão! Foi o travessão quem impediu, a dois minutos do apito final, que um gol do chileno Pinilla decretasse a morte nacional. Não fosse pelo travessão, o Brasil teria saído do Mineirão de rabecão.
Vem aí a Colômbia. Seria um adversário banal. Mas virou um gigante insuspeitado. Depois deste sábado, alguns patrícios cultivarão um terror reverencial pelos colombianos. Até o dia do jogo, os brasileiros se encontrarão e, antes do ‘bom dia’, antes do ‘tudo bem?’, virá a pergunta: viste o James Rodriguez? Shhhhh…, fala baixo. Não assusta as crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.