ACADEMIA

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Assembleia lembra os 50 anos da Renovação Carismática


O Movimento da Renovação Carismática Católica surgiu nos Estados Unidos, em 1967, após um retiro espiritual de professores e estudantes na Universidade Dukesne, na Pensilvânia. A iniciativa chegou ao Brasil três anos após o seu início, pregando o batismo e o exercício dos dons do Espírito Santo a partir de uma experiência mais profunda de oração. Os 50 anos de existência do movimento foram lembrados, nesta terça (8), com uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A proposição partiu da deputada Terezinha Nunes (PSDB).
A ação dos carismáticos teve rápida expansão no Brasil. Há 42 anos, o segmento chegou à Arquidiocese de Olinda e Recife com o padre Eduardo Dougherty e as religiosas Lúcida e Úrsula. O primeiro grupo de oração foi fundado na Igreja do Santíssimo Sacramento, no centro do Recife, e hoje existe uma rede de 500 grupos no Estado. Em homenagem aos 50 anos do movimento, realizou-se um encontro internacional, em Roma, na Itália, com a presença do Papa Francisco. Em Pernambuco, foi realizado um encontro estadual em julho, reunindo  mais de 1500 participantes do movimento, em Caruaru, no Agreste.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, destacou que a Renovação Carismática trouxe alegria à Igreja. “É um movimento que procurou fazer um esforço para colocar a Bíblia na mão das pessoas”, frisou. Maria José da Silva, representante da Renovação Carismática em Pernambuco,  recebeu uma placa comemorativa da Alepe e agradeceu a homenagem. “Desejo que o Parlamento ajude a promover a cultura de justiça, amor e paz”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.