Berço de importantes poetas pernambucanos, como Lourival Batista Patriota, Manoel Filó e Dedé Monteiro (Patrimônio Vivo de Pernambuco), o Sertão do Pajeú está recebendo uma ação formativa gratuita do projeto “Ciclo do Cordel”. A iniciativa leva oficina de cordel a escolas públicas de Iguaracy e Ingazeira, com incentivo do Funcultura.
O projeto começou nesta segunda-feira, 26, na Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Dr. Diomedes Gomes Lopes, em Iguaracy, e na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aristaque José de Veras, em Ingazeira. Os oficineiros, membros do Clube do Cordel, abordam a origem da literatura de cordel, suas especificidades, técnicas de criação, escrita criativa, seus meios de circulação, entre outras temáticas dessa manifestação popular.
Com carga horária de 40 horas, o curso apresenta os principais cordelistas do repertório popular, destaca a produção literária feminina e tem ensinamentos sobre a diagramação e impressão dos folhetos. A culminância será com um sarau online, transmitido ao vivo no canal do Clube do Cordel no YouTube, dia 1° de setembro, a partir das 10h. Todos os participantes receberão certificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.