ACADEMIA

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Brasil tem 828 casos de infecção pelo vírus chikungunya

O número de casos de infecção pelo vírus chikungunya no Brasil chegou a 828 até 25 de outubro, segundo informou o Ministério da Saúde na noite desta quarta-feira (29).

Desse total, 39 são casos importados, ou seja, de brasileiros que se infectaram no exterior. Os demais 789 são infecções autóctones, ocorridas dentro do território nacional.  

Segundo a pasta, houve 458 casos de transmissão interna na Bahia, 330 no Amapá e 1 em Minas Gerais. Quanto aos casos importados, foram registrados 17 em São Paulo, 4 no Ceará, 3 no Rio de Janeiro e mais 3 em Roraima. Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal registraram dois casos, cada. Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e Pará tiveram apenas uma notificação de caso importado.

Este é o primeiro ano que o País registra casos nacionais de chikungunya. Antes disso, apenas três casos haviam sido identificados no Brasil, todos importados, em 2010. Nas últimas duas semanas, houve um aumento de 491 casos.

O vírus chikungunya tem sintomas muito semelhantes aos da dengue, e o mesmo tratamento. Ele transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, os mesmos transmissores da dengue.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.