ACADEMIA

domingo, 26 de outubro de 2014

Volta às urnas: segundo turno em 13 estados e no DF



Neste domingo, os eleitores de todo o País deverão voltar às urnas para escolher o novo presidente da República. Em 13 estados e no Distrito Federal, a população terá de escolher também seus novos governadores. Dos 28 candidatos, nove são parlamentares.

Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são os únicos entre os nove estados nordestinos onde haverá disputa neste domingo. Dos sete estados da região Norte, seis terão disputa no segundo turno. O mesmo acorre no Centro-Oeste, onde apenas Mato Grosso elegeu seu governador em 5 de outubro. Já no Sul do Brasil a situação é inversa. Apenas o governo do Rio Grande do Sul está em disputa entre os três estados da região. No Sudeste, só haverá segundo turno no Rio de Janeiro.
Três deputados concorrem a governos estaduais: no Acre, o deputado Márcio Bittar (PSDB) compete com Tião Viana (PT); no Rio Grande do Norte, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) disputa com Robinson Faria (PSD); e no Mato Grosso do Sul, o deputado Reinaldo Azambuja (PSDB) briga pela vaga com o senador Delcídio do Amaral (PT). Entre os senadores, há seis candidatos disputando o segundo turno, dois só no Centro-Oeste.
Partidos
O PMDB é o partido com mais candidatos na disputa, 8 ao total. Em segundo lugar está o PSDB com 6, seguido pelo PT e PSB, ambos com 4. Outros seis partidos (PDT, PP, PR, PRB, Pros e PSD) têm um candidato cada na disputa pelo governo estadual. Dos 10 maiores colégios eleitorais, onde estão 76% dos eleitores, haverá disputa para governador em 4 deles: Rio de Janeiro (3º), Rio Grande do Sul (5º), Ceará (8º) e Pará (9º).
Segurança
Além disso, metade dos estados brasileiros onde haverá eleição neste domingo receberá tropas federais para ajudar a manter a ordem durante todo o dia. Ao todo, são 147 municípios divididos assim: 11 no Ceará, 3 na Paraíba, 1 no Piauí, 37 no Amazonas, 57 no Pará, 28 em Santa Catarina e 10 em Sergipe.  (Com informações do Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.