ACADEMIA

segunda-feira, 22 de junho de 2015

São José do Egito evidencia ligação do povo pajeuzeiro com a poesia

O programa Causos & Cantos continua explorando a poesia do Sertão do Pajeú no terceiro episódio da temporada 2015, exibido neste sábado (20) na Rede Globo Nordeste. O poeta e apresentador Antônio Marinho foi a São José do Egito, em Pernambuco, para mostrar a ligação do povo sertanejo com a poesia.
A poucos dias do São João, as festas juninas são o primeiro tema cantado pelos repentistas que dão vida ao programa. Os artistas lembram que nenhum sertanejo resiste ao forró e às tradições desta época. “Aqui na minha Ribeira, quando o São João se apresenta, até velho de 70 dança ao redor da fogueira”, cantaram os repentistas Valdir Teles e Diomedes Marinho.
Em seguida, Antônio Marinho mostra que o amor pela poesia é tão grande em São José do Egito que a rima e a métrica viraram assunto de colégio. No ano passado, a prefeitura criou a disciplina Poesia Popular. Hoje, a matéria é lecionada em todas as escolas da rede municipal de ensino. “Já que São José é considerado o berço imortal da poesia, a poesia tem que estar na escola”, explica Acidália Xavier, secretária de educação. “Quando eles entraram na aula, ficaram alucinados. Eles encenaram e saíram motivados a fazer o teatro deles. Fiquei emocionada”, lembra a professora Aparecida Izídio.
O segundo bloco do programa foi inteiramente dedicado ao talento dos artistas sertanejos. Poetas e repentistas mostraram sua arte e entoaram versos como “Jesus forrou esse chão o tapete da poesia”. Um trio de forró também mostrou a música local, ao lado das cantoras Anaíra Mahin e Bia Marinho.

Fonte: Rede Globo Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.