Recife

domingo, 30 de março de 2025

Caruaru passa a receber água da Transposição do São Francisco em meio a pré-colapso de barragem


 A cidade de Caruaru passará a receber 600 l/s (litros por segundo) de água do Projeto de Transposição do Rio São Francisco (PISF) por meio da Adutora do Agreste. A medida é uma resposta à crise hídrica que o estado sofre e visa reduzir a dependência do Sistema Jucazinho.

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a mudança ocorre em meio ao pré-colapso da barragem, que opera com apenas 3,8% de sua capacidade. Com isso, a cidade pernambucana, de cerca de 400 mil habitantes, terá seu abastecimento reforçado e mais estável, enquanto a água remanescente do reservatório será direcionada às outras 13 cidades atendidas pelo sistema.

A partir da integração das duas adutoras à Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, a cidade de Caruaru não dependerá mais do Sistema Jucazinho, que contribui há décadas com uma produção de 400 l/s de água para o município. As alternativas encontradas permitirão aumentar a captação de água da Adutora do Agreste para Caruaru em 400 l/s, triplicando a atual vazão da água da Transposição do Rio São Francisco para a cidade, que passará de 200 para 600 l/s. Com a retirada de Caruaru do Sistema Jucazinho, a água existente na barragem será destinada exclusivamente às outras 13 cidades assistidas por esse sistema (Tramos Norte e Sul de Jucazinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.