Uma das referências do pentatlo moderno feminino no continente americano, a pernambucana Yane Marques fez valer o favoritismo e garantiu o ouro no Campeonato Pan-Americano da Modalidade, este ano sediado no México. Esse foi o quinto título dela no evento, que será somado às conquistas das temporadas de 2007, 2009, 2010, 2012 e 2014. Na temporada, foi a segunda medalha de ouro, já que ela subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Sul-Americanos (Odesur), em março.
A conquista de Yane se deu através de uma prova regular, algo fundamental no pentatlo, onde os parâmetros são alterados a cada modalidade. No jogo da esgrima, a pernambucana garantiu o segundo melhor desempenho, fruto de 33 vitórias e apenas oito derrotas. O bom rendimento foi repetido na natação, prova na qual ela marcou 2min14s, um dos melhores tempos da temporada, e no hipismo. Com isso, assegurou a largada para o evento combinado (tiro e corrida) na primeira colocação, com 22 segundos de vantagem para a canadense Melanie McCan.
A adversária até conseguiu ter uma aproximação perigosa, mas Yane controlou a vantagem com bastante precisão nas séries de tiros. A estratégia da pernambucana foi dividir o evento combinado em partes, com o objetivo de ter um maior controle da prova e superar o incômodo da altitude. “Achei que fui muito bem na natação, mas senti um pouco a altitude na corrida. Mesmo assim, fui muito feliz na divisão da prova. Comecei bem fraco para conseguir terminar forte e não permitir que fosse ultrapassada. Achei que poderia ter atirado melhor, errei alguns, mas o resultado foi muito satisfatório”, comentou a atleta logo após a conquista. O pódio foi completado pela canadense Melanie McCan, com a prata, e a mexicana Tamara Vega, do México, com o bronze. As outras pernambucanas na prova, Larissa Lellys e Priscila Oliveira, terminaram na nona e 15ª posições, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.