terça-feira, 11 de março de 2025

Em Pernambuco, 62% dos homicídios de mulheres são cometidos com arma de fogo


 Em Pernambuco, 62% dos homicídios de mulheres são cometidos com uso de arma de fogo. O dado é da 4ª edição da pesquisa “Pela Vida das Mulheres: o papel da arma de fogo na violência baseada em gênero”, do Instituto Sou da Paz, divulgado no sábado (8), no Dia Internacional da Mulher.

Segundo o Sou da Paz, o Estado também ocupa a terceira pior colocação no ranking de taxas de homicídios femininos com arma de fogo no Brasil, com 3,7 casos por 100 mil mulheres, na frente apenas do Ceará (3,8 casos por 100 mil) e da Bahia (4 casos por 100 mil). A pesquisa usou como base estatísticas criminais de 2023.

Naquele ano, foram registrados um total de 3.946 mil homicídios de mulheres no Brasil. No Nordeste, 63% das mulheres foram assassinadas com arma de fogo. Em seguida, aparecem as regiões Norte (49%) e Sul (45%).

A pesquisa também revela que no Brasil 35% das mulheres vítimas de arma de fogo – o que representa uma a cada três vítimas – já haviam sofrido algum outro episódio de agressão ou violência doméstica. O estudo identificou, ainda, crescimento de 35% nos registros de violência armada não letal entre 2021 e 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.