ACADEMIA

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Chuvas continuam nesta quinta-feira no Grande Recife e Mata Sul, diz Apac


A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) renovou, no fim da tarde desta quarta-feira (31), o alerta de chuvas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Sul do Estado. Segundo a agência, são esperadas precipitações com intensidade moderada e forte nas próximas 24h. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil.
A Apac também atualizou o balanço das chuvas desta quarta, de 4h da manhã às 16h, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em boletim emitido nesta tarde, a agência informou que o lugar onde mais choveu foi no bairro da Várzea, Zona Oeste da capital, com 97 milímetros, seguido pelo bairro de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, com 95 milímetros e Tabajara, em Olinda, com 88 milímetros.
Alerta no Recife
Na noite desta quarta-feira a Prefeitura do Recife divulgou uma nota na qual orienta a população residente em áreas de risco a deixar suas casa e procurar abrigos mais seguros. "Em consequência dos altos índices acumulados de chuvas e de acordo com o novo aviso emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC, prevendo chuvas fortes para o Recife nas próximas 24, a Defesa Civil do Recife recomenda aos moradores de áreas de risco que deixem suas residências e procurem abrigo em locais seguros. Em caso de necessidade, a Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelo telefone 0800 081 3400. A Central de Atendimento funciona 24h e a ligação é gratuita", diz a nota oficial.
Transtornos
Como em todo dia de chuva forte, os transtornos vividos pelos cidadãos da RMR foram muitos. As fortes chuvas provocaram alagamentos e complicaram o trânsito em vias importantes da cidade. Motoristas e pedestres enfrentam alagamentos em vias importantes do bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Na Zona Sul do Recife, motoristas enfrentaram engarrafamentos e alagamentos no bairro da Imbiribeira e em Boa Viagem.
Parte de uma casa desabou nesta manhã, na UR 10, Ibura, no Recife, depois que um deslizamento de barreira atingiu o imóvel. A cozinha da residência foi atingida, mas não houve feridos. No bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife, uma outra barreira deslizou e atingiu a parte de trás da casa onde moravam uma mulher de 37 anos, identificada como Miriam Pereira dos Santos, e seu primo, um adolescente de 14 anos, identificado como Deivid Pereira dos Santos. Os dois morreram.
Previsão do tempo em outras regiões
A Apac prevê chuvas fracas e moderadas na Mata Norte e Agreste. No Sertão, são esperadas chuvas com intensidade fraca nesta quinta.
Emergência
Em caso de emergência, a população de Olinda deve ligar para 0800 281 2112. Em Jaboatão dos Guararapes, o chamado precisa ser feito no 0800 281 2099. No Cabo de Santo Agostinho, o contato tem que ser feito no 0800 281 1531. Já para a Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) o telefone é o (81) 3181-2490.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.