ACADEMIA

sábado, 24 de junho de 2017

Este sábado é dia de muito forró e Missa do Vaqueiro em Petrolina


Em Petrolina, Sertão de Pernambuco, a noite de hoje é marcada pelo Forró da Espora, uma celebração religiosa e profana que culmina amanhã com a 76ª Missa do Vaqueiro. A festa, que volta a ser realizada no estádio Paulo de Souza Coelho, deve reunir 1,1 mil vaqueiros de Pernambuco e da Bahia, antes da tradicional missa. "Os vaqueiros representam um legado cultural. Vamos garantir que eles possam se divertir e abrigar seus animais da melhor forma", diz a secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina, Maria Elena de Alencar.
No Forró da Espora, o profano é levado a sério: começa às 21h e vai até às 3h ao som do pé-de-serra, com apresentações dos trios Visão Musical, Novo Esquema e Sérgio do Forró. "O local é dividido em três salões: o ‘Quem me quer’ para solteiros, o ‘Já tem dono para casados’ e o ‘Rabo da gata’, que é o geral, é a sobra", conta o radialista Sivuca, criador da Frevuca - automóvel adaptado para fazer a sonorização do desfile dos vaqueiros.
Amanhã (domingo), às 9h, todos seguem em procissão montados nos cavalos até as margens do Rio São Francisco, na orla de Petrolina, onde é celebrada missa pelo Padre José Guimarães, também vaqueiro. A celebração faz uma homenagem a todos que já faleceram. A homilia conta com os aboiadores Josélio e Edivaldo, Coral Aboio Serrita e Zezinho do Violão. Durante o ofertório, é feita a bênção dos arreios (instrumentos) dos vaqueiros. No final, por volta do meio-dia, é servido um almoço, seguido pelo show da dupla Sirano e Sirino.
A missa de Petrolina, segundo Sivuca, é a mais antiga das celebrações entre os vaqueiros e originou outras, como a realizada em Serrita, também no Sertão. "Chico Barbeiro, pai do monsenhor João Câncio, criou a missa de Petrolina por conta de um vaqueiro que tinha se acidentado", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.