ACADEMIA

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Luciano Duque apresenta balanço dos primeiros 150 dias de governo


O prefeito Luciano Duque concedeu, nesta quarta-feira (31), no CEU das Artes, na Caxixola, uma entrevista coletiva à imprensa, na qual apresentou um balanço das ações realizadas nos primeiros 150 dias de gestão, destacando diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura, serviços públicos, esporte, cultura e meio ambiente. O encontro com a imprensa foi o evento de encerramento da programação do aniversário de 166 anos do município.
No inicio da coletiva o prefeito destacou na área da educação a adesão de 33 escolas urbanas e rurais ao programa Mais Educação; o início das obras da Escola Municipal do IPSEP, a inauguração da Escola Municipal Manoel Pereira Neto, que acontecerá na próxima sexta-feira (02), no Bom Jesus e o Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, além dos processos de formação e capacitação do corpo docente e realização do Seminário de Educação Inclusiva sobre a Síndrome de Down.
Na área da saúde foi destacado o crescimento da rede de Atenção Básica no município, contabilizando mais de 51 mil atendimentos, 99 mil procedimentos, 16 mil atendimentos noturnos, mais de 14.500 exames marcados, 78 mil exames laboratoriais e mais de 200 exames e cirurgias em parceria com a Fundação Altino Ventura, além disso,  mais de 90% da população foi vacinada contra a gripe. Esse ano também foram inauguradas mais duas Unidades de Saúde da Família: a USF do Alto da Conceição e a USF IPSEP III, ampliando a rede de cobertura da Atenção Básica.
Na área de desenvolvimento social foi destacada a execução de importantes projetos voltados para os diversos públicos, como a Caravana da Cidadania e o ILIP Abrigo Ana Ribeiro; implantação da Casa da Juventude; aquisição de veículos (vans) para o Centro de Atendimento aos Usuários de Drogas – CAUD e Centro de Referência do Idoso – CRI; e sorteio de 902 unidades habitacionais do Residencial Vanete Almeida. E no âmbito da cultura, a Casa da Cultura foi totalmente reformada; iniciadas as obras do Teatro Municipal; são realizadas frequentemente oficinas de dança, teatro e arte, além o fortalecimento da Orquestra Vilabelense.
No setor de serviços públicos foram investidos mais de 100 mil reais na colocação de tubos de esgotamento sanitário e drenagem, beneficiando dezenas de ruas da cidade; além da melhoria do serviço de coleta do lixo e manutenção de praças e jardins. Na infraestrutura os investimentos são 48 obras, entre concluídas, em andamento ou para serem iniciadas, além 16 poços artesianos perfurados e instalados. O investimento total em obras passa dos vinte milhões de reais.
Na zona rural são investidos recursos para melhorar a agricultura e o abastecimento de água das famílias. Já foram perfurados mais de 60 poços artesianos, além da ampliação do projeto Canteiro de Latada, distribuição de sementes, assistência técnica e recuperação de estradas vicinais. O município realiza também o Plano Municipal de Arborização, ações de revitalização do Rio Pajeú, implantação de uma usina de reciclagem e ação pelo fim do lixão, melhorando o meio ambiente.
Na área de planejamento, destaque para o lançamento do Programa Fala Cidadão, uma ferramenta de aproximação do povo com o governo; a seleção do município para o Projeto Gestão Cidadã, da AMUPE/União Europeia; a nota dez em transparência obtida em avaliação do TCU; o Programa de Modernização Administrativa e Tributária – PMAT; além de ações internas de melhorias, otimização dos serviços públicos e equilíbrio fiscal, no área de finanças.
No final, o prefeito Luciano Duque anunciou o novo formato de contratação de atrações para a Festa de Setembro 2017. A partir de agora a população poderá escolher as atrações que irão se apresentar na festividade através de enquetes que serão lançadas em breve nas redes sociais da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.