ACADEMIA

sábado, 23 de junho de 2018

Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira promove encontro com professores da rede municipal


O campus do IFPE em Afogados da Ingazeira recebeu na última quarta-feira, a visita de professores da área de Ciências, da rede municipal de ensino. O encontro surgiu de uma demanda da Secretaria de Educação por meio da coordenação de Ciências do município, com o intuito de aproximar os professores de ciências do sexto ao nono ano com os docentes do IFPE, objetivando a realização de parcerias para projetos de iniciação científica e grupos de pesquisa, entre outras ações.
O evento foi iniciado com uma palestra conduzida pela professora Andrea Dacal, coordenadora da Pós- Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPE, que apresentou o instituto aos professores municipais, seguido de uma roda de diálogo para debater sobre áreas de interesse e como funciona o segmento de pesquisa do Instituto Federal. Posteriormente, foi realizada uma visita guiada aos laboratórios de Agroindústria, Microbiologia e Física. “É importante mostrar o instituto para esse público da região, porque inclusive, os alunos do sexto ao nono ano serão os nossos alunos no futuro, e esses professores acabam tendo também condições de desenvolverem algum projeto e terem publicações juntos com o IFPE”, explica Andrea.
De acordo com Eliane Fernandes, coordenadora de Ciências da rede municipal de ensino, O IFPE tem um papel essencial na região, se tornando um parceiro em benefício de melhorias para a educação no município. “Estamos tentando fazer, entre nossos alunos e professores, que germine a ideia da iniciação científica, pois não se tem uma formação específica para isso. Conhecendo o IFPE, surgiu à ideia de dar o pontapé nesse processo da iniciação científica, unindo o eixo que a gente trabalha em ciências com sociedade e tecnologia através de associações em sala de aula”, expõe Eliane.
O Diretor-Geral do campus Afogados da Ingazeira, Ezenildo Emanoel de Lima, reforça a importância dessa parceria: “É fundamental que a gente insira toda a comunidade dentro da nossa instituição, pois é mais uma maneira de fazer a integralização junto com a região do Pajeú. Esses professores do município que foram acolhidos pelo nosso campus tiveram a oportunidade de entender como é que o instituto funciona e de como eles, enquanto educadores, vão preparar os seus alunos, que futuramente poderão fazer parte do IFPE e que são o nosso principal público”, concluiu Ezenildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.