ACADEMIA

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

TRE-PE abre inscrição para mesários


Com a aproximação das eleições, uma figura importante para o trabalho democrático ganha destaque: o mesário. E com o intuito de incentivar a população a participar do ato cívico, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está com as inscrições abertas para quem deseja trabalhar como mesário voluntário nas eleições em outubro de 2018. 
“O TRE criou a campanha para incentivar o cidadão a participar desse trabalho de cidadania e de um evento transformador da democracia”, frisa o servidor e integrante da campanha Jeovane Ramos.
O trabalho do mesário consiste em identificar o eleitor e entregar o comprovante de votação, checar o preenchimento dos requerimentos de justificativa eleitoral e dar o recibo, entre outras atividades que lhe forem atribuídas. 
Os requisitos para ser mesário são bem simples para qualquer cidadão brasileiro: ser maior de 18 anos de idade e estar em dia com as suas obrigações com a Justiça Eleitoral. 
Por outro lado, os candidatos e os seus parentes, até o segundo grau, inclusive, o cônjuge; os membros do diretório de partido político, desde que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários de cargos de confiança no Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral não podem trabalhar como mesários.
“Muitos eleitores são convocados e milhares não têm como comparecer. Há um problema muito grande na substituição”, pontua Ramos. 
Diversas vantagens estão à disposição dos que exercerem a função durante as eleições. “O programa mesário voluntário é feito em parceria com as instituições de ensino para o trabalho, o aluno pode utilizar as horas trabalhadas como horas complementares”, comenta o coordenador do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco TRE-PE Eduardo Japiassú. 
Outros benefícios do trabalho de mesário incluem critério de desempate em concurso público, seja para ocupação de um cargo ou promoção, além da dispensa do serviço, sem prejuízos na sua remuneração. 
Japiassú conta que nesta eleição terá amostragem com o modo impressão. Segundo o coordenador, a novidade será mais uma possibilidade de garantia da segurança ao processo eletrônico de votação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.