ACADEMIA

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Conta de energia em Pernambuco sobe 7,62%, em média, a partir de sábado


A Conta de energia elétrica ficará mais cara em Pernambuco a partir de sábado (29). O pedido de revisão tarifárias feito pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi aprovado, nesta terça-feira (25), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento médio ficou em 7,62%.

Para os clientes residenciais, os aumento será de 8,87%. Também foram incluídos os moradores que pagam a tarifa social. Um consumidor residencial convencional que consome 100 kWh/mês, por exemplo, terá sua conta reajustada de R$ 60,70 para R$ 66,12.

Para consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, o aumento ficou em 4,85%, em função da estrutura tarifária. Em Pernamnbuco, a revisão tarifária ocorre a cada quatro anos, conforme contrato de concessão estabelecido entre a Celpe e a União.

Em 2017, o índice final da revisão tarifária sofreu impacto de dois itens de custos não administrados pela distribuidora: a indenização com a transmissão, com 3,62%, e o risco hidrológico, com 3,13%, sobre o índice final. Ou seja, esses componentes provocaram aumento de 6,75%, o que representa 89% sobre o índice final das tarifas.

Público

Com mais de 3,6 milhões de clientes, a Celpe distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha.

Desse total de clientes, 3,2 milhões são residenciais. E 25% deles são classificados como baixa renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.